Edital prevê ponte Hercílio Luz exclusiva para BRT e corredores prontos em novembro de 2017
27/10/2016
Parque da Lagoa do Peri terá consulta pública
28/10/2016

Foz do rio do Braz extravasa e polui mar em Canasvieiras, Florianópolis

A barreira que separa a foz do rio do Braz do mar, na altura do trapiche de Canasvieiras, em Florianópolis, novamente amanheceu rompida nesta quarta-feira. Com isso, a água do mar voltou a ficar com coloração escura e cheiro forte de esgoto. O local, no norte da Ilha de Santa Catarina, foi o principal exemplo da falta de balneabilidade no litoral catarinense na última temporada.

A paulistana Andressa Fernandes Pupo, 24 anos, vive há 2 no norte da Ilha. Recentemente se mudou de Canasvieiras para a Vargem Grande e deixou de frequentar a praia.

— Agora me lembrei que este ano eu não entrei no mar. Desde aquele surto de virose, não frequento mais a praia. Tenho piscina em casa, onde a higiene é garantida — disse Andressa, que é mãe de uma menina de 5 anos.

Ela esteve na manhã desta quarta-feira em Canasvieiras para resolver pendências e, sabendo da situação do rio do Braz, decidiu conferir e gravar um vídeo.

Depois da temporada, não foi a primeira vez que a barreira se rompeu. A última vez foi em setembro. Mas desde o verão, o problema vem preocupando quem trabalha com turismo, principalmente as empresas que promovem passeios de escuna.

— Hoje não nos prejudicou tanto porque o tempo está muito ruim para sair de barco. Mas no verão, com certeza o nosso movimento caiu, tivemos muitas reclamações. Na última vez também tivemos passeios programados e os clientes tiveram que atravessar o rio, que tinha contornado o trapiche — disse o atendente Lucas Armarti, 29 anos, que trabalha na empresa Scuna Sul.

A Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento tomou conhecimento do fato. Afirmou que o extravasamento foi natural e não há programação para recomposição da faixa de areia. Caso haja necessidade de intervenção, a decisão será tomada pelo grupo que monitora o rio, composto por  Floram, Defesa Civil, secretarias de Habitação e Obras e Casan.

(Diário Catarinense, 26/10/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *