Candidatos confrontam propostas para o turismo em Florianópolis
25/10/2016
Comissão internacional rejeita criação de santuário para proteger baleias no Atlântico Sul
25/10/2016

Entenda por que o Jardim Botânico de Florianópolis ainda é apenas um parque, um mês após a abertura

O nome representa indecisão. O Parque Jardim Botânico de Florianópolis é um jardim botânico ou um parque? O que se espera ser um espaço com grande variedade de plantas nativas e exóticas – naturais de outras regiões – para pesquisa e visitação é ainda uma área de lazer com raros exemplares da flora.

Dos 19 hectares a serem explorados no futuro, apenas um terço está ocupado com área de exposições, horta comunitária, quadras, pistas de caminhada, um lago, além de construções que já existiam e serão reformadas para abrigar atividades educativas e culturais.

A convite da reportagem, o professor do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), João de Deus Medeiros, visitou o parque e destacou o potencial do espaço para unir pesquisa e lazer no futuro.

Segundo o especialista, o que ainda afasta a área aberta há um mês ao público de um legítimo jardim botânico é não ter um acervo de plantas, uma equipe técnica consolidada e braços de pesquisa, que permitam associar o lazer com a parte cultural a respeito da flora e dos meios naturais.

– A iniciativa é interessante, mas ainda bastante incipiente. Aqui tem espaço para plantar algo que realmente seja condizente com o jardim botânico. Não é uma área muito grande, mas no contexto da cidade acho que é uma destinação realmente defensável. Um jardim botânico tem que ter amostras e, atualmente, está bastante pobre. Precisa de um planejamento agora para ir em busca das mudas – afirma Medeiros.

Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente de 2003 determina que um jardim botânico tenha coleção de plantas vivas, catalogadas e identificadas com a finalidade de estudo e documentação do patrimônio florístico local.

O espaço deve conciliar pesquisa científica para preservação de espécies e atividades educativas. O acervo precisa abrigar espécies silvestres, raras ou ameaçadas de extinção, especialmente locais ou regionais, as chamadas plantas nativas.

Além disso, são exigidos um quadro de especialistas, serviço de jardinagem, criação de uma área de produção de mudas – preferencialmente de espécies nativas da flora local –, um herbário (coleção de plantas secas) e germoplasma (unidade conservadora de material genético) de plantas exóticas.

Na avaliação do professor Medeiros, o espaço do Itacorubi ainda não atende à maior parte desses requisitos. Além disso, é indispensável que o jardim botânico atue na área de educação e pesquisa.

A maioria das árvores existentes no espaço da Capital – como as palmeiras-imperiais e as nogueiras – é de espécies exóticas. Poucas delas têm placas de identificação e ainda não há campo para pesquisas.

Vice-presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, Ricardo Steck afirma que o espaço de Florianópolis tem características interessantes porque está ligado ao mangue e, ao mesmo tempo, é área um tanto degradada, o que dá oportunidade de planejar e habitá-la com espécies de interesse da preservação. No entanto, o que vai diferenciar o jardim do parque é a atenção aos três pilares: pesquisa, conservação e educação ambiental.

– Um jardim botânico é um museu de plantas vivas, de espécies que você vai distribuir para que as pessoas conheçam a flora. E esse acervo vivo precisa ter todas as informações de onde elas vêm, como foram coletadas. O que diferencia de um parque público seria o trabalho da conservação da diversidade biológica – destaca Steck.

Leia na íntegra em Diário Catarinense, 25/10/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *