Coquetel de Inauguração da Exposição “Olhares Cruzados” em Florianópolis
20/09/2016
Bares e restaurantes têm chance de capacitação com baixo custo
20/09/2016

Seminário irá discutir mobilidade na região da UFSC

No dia 21 de setembro, o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC irá promover o Seminário Mobilidade Urbana na UFSC e no seu Entorno – Situação Atual e Alternativas de Melhorias, para debater a mobilidade urbana no Campus da Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e nas regiões adjacentes. O evento ocorre na véspera do Dia Mundial Sem Carro e aproveita a oportunidade para abordar e debater a acessibilidade em uma das regiões de maior fluxo de pessoas de Florianópolis.

Neste seminário, serão debatidas questões relacionadas à implantação do BRT em Florianópolis e as oportunidades para a UFSC e seu entorno. Além disso, o Observatório apresentará algumas análises e propostas de ajustes relacionadas às mudanças na infraestrutura e na operação do transporte coletivo na região.Também serão discutidas questões relacionadas à implantação de ciclovias, melhorias em calçadas, estacionamentos e ao incentivo à redução de viagens individuais motorizadas.

“Quando a UFSC foi construída, imaginava-se que ficaria isolada da cidade, mas não foi isso que aconteceu. Na década de 80, o trânsito intensificou tanto que foi proibido o acesso de veículos nas vias internas da universidade, aumentando o tráfego periférico e evidenciando os problemas de mobilidade na região. Desde então, nada mais foi feito para modificar a situação”, explica Roberto de Oliveira, professor do curso de Engenharia Civil da UFSC e membro do Observatório.

Oliveira ressalta que o campus da Trindade foi construído com base na circulação de veículos motorizados e no modelo norte americano de universidades. Porém, diferente do que acontece nos Estados Unidos, na UFSC não foram incorporadas as moradias estudantis, gerando um deslocamento diário de estudantes. Além disso, falta dar prioridade ao pedestre, a quem, segundo Roberto, é destinado apenas o espaço viário que sobra no plano geral do Campus.

“Para resolver o problema de mobilidade urbana na UFSC precisamos redividir o espaço público respeitando a ordem de prioridade: primeiro o pedestre, seguido do ciclista, do transporte coletivo e do transporte individual. Só assim será possível que todos consigam circular pela universidade e que as atividades que acontecem ali continuem funcionando normalmente“, complementa Dora Maria Orth, professora do curso de Engenharia Civil da UFSC e membro do Observatório.

Duplicação da Edu Vieira

Um dos temas do evento será o projeto de ampliação da Rua Deputado Antônio Edu Viera. Durante o seminário, a equipe do Observatório irá apresentar cenários que estão sendo avaliados em função da ampliação da via, evidenciando os impactos diretos e indiretos da obra no entorno do Campus Trindade, com foco nos benefícios para o transporte coletivo público. Neste trecho, além de duas faixas para tráfego misto, será construído um corredor exclusivo de ônibus, ciclovias e calçadas.

O Seminário Mobilidade Urbana na UFSC e no seu Entorno – Situação Atual e Alternativas de Melhorias será realizado no Auditório Teixeirão, do departamento de Engenharia Elétrica da UFSC, dia 21 de setembro, quarta feira, a partir das 18:30. Não é necessária inscrição prévia para participar.

(UFSC, 19/09/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *