Cidade melhor
16/09/2016
Palestra aborda “Turismo sustentável e a economia limpa pelo futuro de Florianópolis”
16/09/2016

Reunião Anual de Cidades Criativas da UNESCO define planejamento estratégico

O grupo de Cidades UNESCO da Gastronomia, do qual Florianópolis faz parte, definiu dois novos grupos de trabalho durante a décima reunião anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), realizada entre os dias 13 e 16 de setembro de 2016, em Östersund, na Suécia.  A capital catarinense foi representada pelo Consultor do Programa e integrante do Conselho Consultivo da FloripAmanhã, Eduardo Barroso, que também representa o SEBRAE-SC; pela secretária de turismo da cidade, Zena Becker e o representante da Alesc, Lornarte Sperling Veloso.

O primeiro grupo de trabalho criado ficou responsável pelo planejamento estratégico, que visa definir um sistema de avaliação e acompanhamento das cidades membros, plano de ação conjunta de projetos prioritários em cooperação, métodos e ferramentas. Já o segundo grupo irá criar um plano de comunicação entre as cidades e decidirá qual a atribuição de cada membro e aportes financeiros.

“A futura estratégia de desenvolvimento da rede, o reforço das ligações com o trabalho da Unesco na cultura e o desenvolvimento urbano sustentável, nomeadamente no domínio da investigação e da implantação da agenda 2030 de desenvolvimento sustentável também foram apresentadas por Florianópolis”, conta a secretária de Turismo, Zena Becker.

A reunião acolheu 116 cidades da UCCN de 54 países e constitui-se em uma plataforma essencial de diálogo entre as cidades criativas da Unesco, abrangendo objetivos estratégicos, bem como o intercâmbio de informações entre as cidades membros. As sessões plenárias avaliaram as principais realizações da rede e as iniciativas emblemáticas desenvolvidas por seus membros, tanto a nível local e internacional, desde a última reunião anual realizada em maio de 2015, em Kanazawa (Japão), a primeira que contou com a participação de Florianópolis, membro da Rede da UNESCO desde dezembro de 2014.

Concurso Gastronômico

Durante a 17ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra) que será realizada de 6 a 12 de outubro no Centrosul, em Florianópolis, o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia promove o II Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City para estimular novas formas de preparo, tendo a ostra como ingrediente principal.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de setembro. O concurso terá uma categoria profissional voltada para os chefes e cozinheiros de restaurantes e hotéis de Santa Catarina e outra categoria acadêmica, para os estudantes de todos os níveis e tipos de cursos de gastronomia do Estado. A prova não será aberta ao público não especializado por questões de segurança sanitária. A ficha de inscrição e o regulamento estão à disposição dos interessados neste link. 

A Rede

A UNESCO Rede de Cidades Criativas abrange sete campos criativos: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, música e artes de mídia. Cidades criativas trabalhar juntos para colocar a criatividade e as indústrias culturais no núcleo de seus planos de desenvolvimento locais e cooperar a nível internacional, através de parcerias.

Grupo Gestor e Parceiros Estratégicos

O Grupo Gestor do Programa — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *