Museu de Maravilha restaurado com recursos do FRBL será reinaugurado, nesta quinta-feira
21/09/2016
Pescadores dos Ingleses estão na espera por novos ranchos
22/09/2016

Protetores ambientais educam crianças no Parque Florestal do Rio Vermelho, na Capital

Além das águas claras da Lagoa da Conceição, da Mata Atlântica em regeneração e das dezenas de animais feridos submetidos a tratamento veterinário, o Parque Florestal do Rio Vermelho, na Capital, oferece às crianças educação ambiental. E os professores são adolescentes egressos do programa Protetores Ambientais, da Polícia Militar Ambiental (PMA). “O objetivo do programa é treinar adolescentes para auxiliar a PMA na educação ambiental”, explicou o sargento Mário Campos, que acompanhou a reportagem da Agência AL enquanto alunos da Escola Edith Gama Ramos, de Capoeiras, assistiam a uma aula ao ar livre no parque na tarde de terça-feira (20).

“Ser protetor é muito gratificante, plantamos hoje para colher lá na frente. Aqui aprendi lições de cidadania e até sobre as funções dos políticos”, revelou David Monteiro Lucas, de 16 anos, aluno do Instituto Federal de Educação (IFSC) e protetor ambiental desde 2013. Apesar da pouca idade, David fala sério quando o assunto é ecologia. “A natureza está dando sinais de que não tá legal”, lamentou o protetor, atualmente um dos cinco adolescentes que dão aulas de educação ambiental aos pequenos que visitam o parque do Rio Vermelho.

Aula peripatética

David levou os alunos para uma aula à moda peripatética, isto é, caminhando pelo parque, falando sobre os animais que as crianças viam, ouviam e, por vezes, até tocavam. Macacos-prego, bugios, corujas, araras, gaviões, cutia, tamanduá, papagaio, todos sem condições de retornar à natureza. “Vieram para cá filhotes e não aprenderam com os pais a procurar comida e a se proteger dos predadores. Se forem soltos, não sobrevivem”, explicou às crianças.

“Gostei mais das araras, elas me imitaram”, contou Andrieli Sofia de Arruda, de 9 anos, aluna do 4º ano. Ao todo, cerca de 250 alunos de Florianópolis e Biguaçu participam do programa de visitas ao parque do Rio Vermelho. “Atualmente são cinco escolas que participam”, informou a sargento Márcia Maria Constantino Sálvio, que convidou a imprensa do Legislativo para registrar a formatura desses alunos, no dia 29 de setembro.

(Agência ALESC 21/09/16)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *