Pesquisa do FloripAmanhã aponta esgoto como problema prioritário para Florianópolis
26/09/2016
Entidades de classe apresentam estudo sobre o turismo catarinense
27/09/2016

Projeto de horta escolar tem apoio do Continente

Uma parceria entre a Secretaria do Continente, a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), o 22º Batalhão de Polícia Militar, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e as escolas públicas Pero Vaz de Caminha e América Dutra Machado vai implantar uma horta escolar comunitária.

O projeto vai envolver alunos do 5º ao 7º ano e vai contar com aproximadamente 120 crianças, que terão a oportunidade de colocar a mão na terra e manusear sementes e mudas de diversos tipos de hortaliças. Além de aprenderem sobre o processo de germinação, vão desenvolver valores relacionados às questões ambientais e de sustentabilidade.

A área onde ficará a horta tem cerca de 120 metros quadrados. O espaço fica nos fundos do Batalhão e estava sem uso. Através das atividades desenvolvidas pelos estudantes na horta, eles se tornarão multiplicadores na comunidade onde moram: além de levarem para casa o que irão cultivar, poderão interagir com a família este processo de mudanças de comportamento com o meio ambiente, fazendo com que haja incentivo para se cultivar horta em casa também.

Para o comandante do 22º Batalhão, coronel Sandro Cardoso da Costa, a iniciativa conjunta será uma forma de aproximação ainda maior entre a comunidade e a instituição militar.

“Trabalhamos com a polícia de proximidade, isso faz com que aquela imagem de polícia repressora deixe de ser mais evidente. Nosso objetivo é colaborar para construir laços de cidadania com a comunidade escolar, bem como com as famílias destes jovens”, destacou o oficial.

A implantação da horta deverá acontecer nos próximos dias. Vai depender da finalização da preparação do espaço como a construção dos canteiros, fertilização do solo e a produção de mudas.

De acordo com a diretora da escola Pero Vaz de Caminha, Dulce Gnewuch, a ideia de implantação da horta com os alunos surgiu para interagir de forma mais ampla o aprendizado em sala de aula. “Com a montagem da horta, os professores poderão usar a interdisciplinaridade, podendo trabalhar os mais diversos temas em um laboratório vivo”, disse.

Todos os alimentos cultivados na horta serão distribuídos para as famílias dos alunos participantes do projeto, a distribuição se dará por meio de cadastro feito pelas escolas.

(Prefeitura de Florianópolis, 26/09/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *