Terceirização da Fenaostra coloca em risco futuro do evento
29/09/2016
Plano Diretor
29/09/2016

Projeto de concessão do aeroporto Hercílio Luz é falho

(Por Moacir Pereira, Diário Catarinense, 29/09/2016)

O projeto de concessão, por meio de leilão, do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, prevê investimentos totais de R$ 900 milhões. Não contempla, contudo, a ampliação da atual pista, que tem apenas 2,1 mil metros, o que impede voos fretados dos Estados Unidos e Europa direto para a capital catarinense. A pista precisa ter, no mínimo, 2,8 mil metros, o que incrementaria o turismo de qualidade no Estado.

Há quase 10 anos, o governador Luiz Henrique da Silveira fez contatos com empresas aéreas de Portugal e da Europa, visando voos regulares diretos para Florianópolis. A ideia não se concretizou porque a atual pista é curta demais para aeronaves maiores. Elas só poderiam operar com lotação incompleta e pouca bagagem, segundo os especialistas, o que inviabiliza economicamente as novas rotas.

O tema foi amplamente debatido na reunião da Câmara de Transporte e Logística daFiesc. Motivou o envio esta semana de documento do presidente da Federação, Glauco José Côrte, ao ministro do Transporte, Portos e Aviação Civil, Mauricio Lessa. Lembra que pela Secretaria da Aviação Civil, o novo aeroporto só estará pronto no fim de 2019 – devia ser concluído em 2008 – e defende medidas emergentes. Entre elas a instalação de fingers, a exemplo dos que existem em Joinville. Estruturas “que poderiam ser depois aproveitadas no terminal atual para voos charter”. E sugestão de especialistas de “priorizar as obras da taxiway, com ganhos de operação no curto prazo.” Enfatiza, sobretudo, o aumento da pista para rotas diretas com outros continentes.

Outra lacuna grave: “Não consta do projeto nenhum investimento ou ação relacionados com a manutenção da integridade das áreas adjacentes”. Isto, no futuro, pode inviabilizar o aumento da pista.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *