Clipping

Planejamento do turismo trará ganhos ao Estado




(Por Estela Benetti – Diário Catarinense 26/09/16)

Um dos Estados mais procurados por turistas do Brasil e exterior, Santa Catarina enfrenta falta de investimentos no setor para potencializá-lo, gerando ainda mais renda o ano todo e podendo superar os mais de 12% que representa no PIB estadual. A ação conjunta de planejamento estratégico ao setor, que envolve a Federação das Indústrias (Fiesc), Fecomércio-SC e o Sebrae-SC, será lançada hoje, às 12h, no Sesc Cacupé. O trabalho está no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Indústria Catarinense (PDIC 2022), que foca medidas para o período até 2022. Contou com a colaboração do trade turístico, governos, terceiro setor, academia e indústria.

Como o turismo impacta a economia de forma ampla e transversal, direta e indiretamente, envolvendo mais de 50 atividades, o plano prevê ações para atrair investimentos em tecnologia, infraestrutura e formação de pessoas. Entre os obstáculos maiores para o setor crescer estão a falta de aeroporto, rodovias, hotéis e outros equipamentos. A pesquisa apurou que apenas seis municípios têm turismo desenvolvido, com os serviços necessários: Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, Joinville e Blumenau.

Municípios como Penha, que sedia o Beto Carrero World, e São Joaquim, que é o principal polo de enoturismo, carecem de hotéis, restaurantes e outros serviços. Um dos desafios é atrair capital para investimentos na rede hoteleira nas cidades que têm essa carência

 



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.