Bares e restaurantes têm chance de capacitação com baixo custo
20/09/2016
Parque Jardim Botânico de Florianópolis será aberto à visitação no próximo sábado
20/09/2016

Ação promove dia sem carro na próxima quinta

Engajada em um movimento mundial com diversas cidades, a Secretaria Municipal de Segurança e Gestão do Trânsito e a Guarda Municipal participam da programação do dia ‘Na cidade sem meu carro’ e promovem a interrupção do tráfego de carros e motos em um dos lados da praça XV de novembro (rua Arcipreste Paiva), no trecho entre a rua Tenente Silveira e avenida Paulo Fontes.

A interrupção vigora entre as 6 e as 20 horas. A proposta faz parte da 16ª Jornada Brasileira – evento internacional de reflexão sobre os modelos de Mobilidade Urbana que este ano terá como tema “faixas exclusivas, bicicletas, calçadas acessíveis e paz no trânsito”, que irá proporcionar à população áreas livre de automóveis dando mais espaço para pedestres, ciclistas e transportes públicos.

Neste dia, o semáforo do trecho será desligado e a Guarda Municipal estará no local para garantir a passagem dos pedestres por meio do aceno com a mão. O local ficará aberto para transporte público coletivo, escolar, táxi, bicicletas e pedestres. Para o tráfego de veículos permitidos, serão feitas divisões com cones e fitas zebradas para táxis, bicicletas e ônibus.

Entre outras ações, estão previstas a distribuição de cartilhas do ciclista e mudas de plantas do Horto Municipal. Por meio de um telão instalado na região central, serão apresentados projetos desenvolvidos para a cidade, além das propostas de novas configurações das vias a serem implantadas. Estarão disponíveis também atividades com checagem da pressão arterial, orientações sobre caminhar de forma saudável, programas de atividades físicas, apresentação de shows, cinema, bandas, declamação de poesias e grupos de arte.

Evento mundial 

A jornada mundial ‘Na cidade sem meu carro’ começou em 1997 na França e chegou ao Brasil em 2001 pelo Instituto RUAVIVA. O movimento tem como objetivo principal instigar a reflexão sobre o modelo de mobilidade dominante em nosso país, onde o modo motorizado individual de locomoção, o automóvel, ganha cada vez mais espaço em detrimento do transporte público coletivo e do não motorizado.

A jornada se organiza com o engajamento das prefeituras, definindo uma área da cidade – protegida dos automóveis e motos – onde as pessoas possam resgatar a rua como local de convívio social, e a qualidade do meio ambiente, onde os ônibus circulam sem congestionamento e as bicicletas e pedestres não sofrem ameaças dos automóveis. No local, acontecem atividades de lazer e cultura e a população é incentivada a deixar seus carros em casa e procurar formas sustentáveis de se deslocar. Para tal, as prefeituras garantem transporte público de qualidade e informações de como funcionará a cidade na área livre de carros e motocicletas, para que a população se sinta estimulada.

A jornada visa a difundir os preceitos da Mobilidade Sustentável – onde os pedestres, os ciclistas e principalmente o transporte público entram de forma definitiva nas agendas das políticas públicas, seja urbana ou ambiental, das diversas esferas de Governo e atrair a atenção dos meios de comunicação para o tema. A Lei da Mobilidade Urbana (n. 12.587/2012) prioriza os investimentos no sistema viário em transporte público e não motorizados, bem como a transformação do transporte público em direito social, constitucionalmente reconhecido.

(Prefeitura de Florianópolis, 19/09/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *