Coleta Seletiva: audiência pública será em setembro
25/08/2016
Entidades sugerem melhorias para o Plano Diretor de Florianópolis
25/08/2016

Univali dá prosseguimento à campanha de coleta de lixo eletrônico no 2º semestre

A Universidade do Vale do Itajaí recolheu no primeiro semestre 2,5 toneladas de lixo eletrônico na Grande Florianópolis. A campanha, que começou como sugestão do Curso de Ciências da Computação, continuará no segundo semestre de 2016. “A ideia surgiu em um evento de sustentabilidade, discutimos o lixo como responsabilidade social, não só dos governos, mas de todos. O resultado foi legal, muito dos nossos alunos trabalham ou estagiam em empresas de tecnologia e isso facilitou a coleta de materiais”, informou a professora Vanderléia Lohn, coordenadora das atividades de extensão da Univali para a Grande Florianópolis, que conversou com a Agência AL na tarde desta segunda-feira (22).

“A maior parte do material eram impressoras, algumas muito antigas e outras que estavam quebradas”, descreveu Anita Fernandes, coordenadora do Curso de Ciências de Computação da Univali, que destacou que todo o lixo coletado foi destinado ao Comitê de Democratização da Informática (CDI). “O CDI ficou responsável pelo descarte correto dos equipamentos eletrônicos”, declarou Fernandes.

Desmonte em Palhoça

Os equipamentos arrecadados pela Univali foram transportados para um galpão do CDI, em Palhoça, desmontados e os componentes encaminhados para empresas de reciclagem. “No centro de triagem o material é desmanchado e separado, principalmente cobre, plástico, alumínio e ferro”, explicou Heitor Blun S. Thiago, diretor-presidente do CDI, acrescentando que as placas dos computadores são enviadas para a Alemanha. “São recicladas lá”, justificou.

Segundo o dirigente do CDI, que atua no estado desde 2001, a previsão para 2016 é recolher 600 toneladas de lixo eletrônico. “Estamos com 50 toneladas por mês”, afirmou Heitor Blun. Atualmente o CDI dispõe de 20 pontos de coleta na Grande Florianópolis e 14 em Joinville, mas também atua em todo território catarinense. “Só atendemos pessoas jurídicas, eles nos ligam. Para o veículo sair de Florianópolis tem de ser de tonelada para cima”, avisou.

Já as pessoas físicas que possuem lixo eletrônico e moram na Grande Florianópolis podem descartar o material nos postos de coleta da Univali em Biguaçu, São José e Florianópolis. “Se for bastante, vamos buscar em casa, pode ligar para (48) 3211.2022 ou 3211.2030”, garantiu a professora Vanderléia Lohn.

(Agência ALESC , 23/08/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *