Menor taxa de desemprego do país
23/08/2016
Campanha começa com cara de Vale a Pena Ver de Novo
23/08/2016

Temas do debate entre candidatos à prefeitura da Capital se repetem eleição após eleição

O primeiro debate entre os principais candidatos à Prefeitura de Florianópolis foi marcado pela repetição dos temas mais polêmicos e recorrentes da eleição de 2012. Angela Albino (PCdoB), Elson Pereira (PSOL) e Gean Loureiro (PMDB) – remanescentes da eleição passada – e Angela Amin (PP) e Murilo Flores (PSB) trocaram ideias sobre as dificuldades de mobilidade urbana, a falta de definição do novo Plano Diretor, questões de Saúde e Educação e a relação cada vez mais instável entre o município e a Casan. Confira abaixo um resumo de cada tema:

Mobilidade urbana

Um dos problemas crônicos de Florianópolis veio à tona já na primeira pergunta, quando Murilo Flores questionou Gean Loureiro se ele apoiaria uma quarta ponte ligando a Ilha ao continente _ assunto discutido há quase três décadas, quando a ponte Hercílio Luz foi definitivamente interditada. Daí a discussão chegou ao Plamus, estudo do governo de SC que vem sendo elaborado há anos e pretende mudar a cara do sistema viário da Grande Florianópolis, mas que ainda não tem todos os recursos garantidos para a implantação. O tema da mobilidade voltou a aparecer em perguntas sobre transporte público, elevado do Rio Tavares e transporte marítimo _ todas velhas discussões que rondam a cidade.

Plano Diretor e planejamento

A demora para aprovação do Plano Diretor, lembrada em outras eleições, voltou a ser ponto de debate entre candidatos. Entraram na pauta as discussões sobre revisão, preservação do que já foi definido, judicialização do processo, lideranças para concluir os trabalhos e o crescimento planejado da cidade. Também entrou na conversa a Grande Florianópolis, com opiniões de que a Capital deve assumir protagonismo no desenvolvimento da região para superar problemas econômicos e desigualdades.

Saúde e educação

Antigos problemas nessas áreas também foram para o centro do debate. Falta de vagas em creches, gasto com educação, filas nos postos de saúde, falta de médicos e estrutura das unidades de saúde foram alguns dos pontos tratados _ nenhum deles novidade. Uma das obras citadas, por exemplo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Continente, ainda não funciona mesmo passados mais de cinco anos do início da construção.

Casan

Polêmica que surge com mais força em época de temporada de verão, a relação de Florianópolis com a Casan não ficou de fora do encontro dos candidatos. Necessidade de fiscalização de ligações irregulares, plano de saneamento, cumprimento das exigências contratuais, tratamento de esgoto, possibilidade de rompimento e política municipal de saneamento básico foram discutidas _ como vêm sendo há várias eleições.

(Diário Catarinense, 23/08/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *