Consórcio Fênix ameaça suspender 17 mil cartões sociais em Florianópolis
12/08/2016
FCDL/SC lança 6ª edição do Recicla CDL na Escola
12/08/2016

Restauração da ponte Hercílio Luz em Florianópolis

A tão desejada obra de restauração da Ponte Hercilio Luz, em Florianópolis, está cada vez mais visível. Com a conclusão das principais etapas na estrutura submersa, agora avançam os trabalhos para a troca de peças na própria estrutura da ponte, cartão postal de Santa Catarina. Quem passa pela região já consegue ver as gruas que ajudarão a garantir que esse importante monumento histórico seja reaberto para o tráfego. E, assim, volte a fazer parte de forma ativa do dia a dia de catarinenses e turistas.

Com 90 anos completados no último mês de maio, a Ponte Hercílio Luz passa atualmente pelo último ciclo de obras do desafiador trabalho de restauração. O contrato com o Grupo Teixeira Duarte foi assinado em março de 2016 e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril. O prazo de execução previsto é de 30 meses, o que permitirá a conclusão no segundo semestre de 2018.

Em março de 2016, foi concluída a construção da estrutura chamada ponte segura. Trata-se da implantação de um apoio temporário, com a finalidade de estabilizar a estrutura da obra original, garantindo a sua integridade a efetiva conclusão de sua recuperação. Foram instaladas cinco estruturas em formato de treliças entre as quatro torres erguidas abaixo da estrutura original. Como a base das torres é submersa, o trabalho realizado foi bastante complexo.

Neste mês de agosto, está sendo finalizada a montagem de quatro das seis gruas que vão operar durante todo o trabalho de restauração, transformando o atual cenário da obra. Enquanto as quatro primeiras gruas instaladas no vão central já operarem na troca de peças da ponte, serão montadas as outras duas gruas restantes, estas próximas às cabeceiras.

Até o final da obra, os trabalhos também envolverão reforço das fundações; instalação de 54 macacos hidráulicos para transferência de carga (suspensão do vão central); reforço da estrutura central da ponte; montagem das novas barras de olhal; transferência de carga definitiva (ponte volta a sustentar o próprio peso); montagem de novo pavimento (pavimento rodoviário e ciclovia) e desmontagem da estrutura provisória.

Transparência e visitação às obras

A partir deste mês de agosto, também será possível, por meio do site, agendar visitas guiadas à Ponte Hercílio Luz. A cada visita programada, serão disponibilizadas 25 vagas e as confirmações serão enviadas via e-mail. No caso de exceder o número de inscritos, a seleção dos participantes será por ordem de inscrição. Em caso de mau tempo, a organização poderá suspender ou transferir a visita para outra data. As visitas não seguirão uma periodicidade fixa, com o calendário dependendo dos diferentes estágios da obra. O tempo estimado para cada passeio é de 40 minutos.

Outras informações sobre as obras da Ponte Hercílio Luz também estão disponíveis no site. Curta a página no Facebook. para saber das próximas novidades. Estes canais foram criados para divulgação detalhada de todas as etapas das obras, garantindo total transparência no projeto.

Um gigante de aço

Foram três anos e meio de trabalho na construção da Ponte Hercílio Luz, entre novembro de 1922 e maio de 1926, um desafio de engenharia. A inauguração oficial, com liberação para o trânsito, foi em 13 de maio de 1926.

A Ponte Hercílio Luz tem extensão total de 821 metros, sendo formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,5 metros; da Ilha, com 259 metros; e pelo vão central pênsil com extensão de 339,5 metros. A altura das torres principais é de 74,21 metros. A altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros. A estrutura de aço tem o peso aproximado de 5 mil toneladas.

A ponte foi interditada totalmente ao tráfego em 22 de janeiro de 1982. Em 15 de março de 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. Mas em 4 de julho de 1991, a foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego e retirado o piso asfáltico do vão central, resultando em um alívio de 400 toneladas de peso.

Um monumento histórico

A Ponte Hercílio Luz é reconhecidamente um monumento histórico. Em 4 de agosto de 1992, foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis. Em 13 de maio de 1997, o Governo do Estado homologou o tombamento como propriedade do Estado de Santa Catarina. E no dia 15 de maio do mesmo ano, foi assinado declaração de utilidade pública para fins de aquisição por doação ou desapropriação, amigável ou judicial, os imóveis compreendidos na área de entorno da ponte. Também em 15 de maio de 1997, o Ministério da Cultura reconheceu a Ponte Hercílio Luz como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil.

(Diário Catarinense, 12/08/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *