Projeto Saberes e Sabores SC avança no design de utensílios para a gastronomia regional
18/08/2016
Florianópolis tem praças disponíveis para adoção
18/08/2016

Ibama garante conclusão de estudo técnico para contorno viário de Florianópolis

O Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo senador Dalirio Beber (PSDB-SC), esteve reunido no final da tarde desta terça-feira, 16, com a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – IBAMA, Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo, e técnicos do instituto, para tratar dos entraves ambientais do contorno viário de Florianópolis. A obra tem como objetivo desviar o trânsito pesado do trecho da BR-101 que passa pela região, e já deveria estar pronta em 2012.

“É necessário destravar a retomada das obras na plenitude, as empresas responsáveis pela obra, Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT e a Auto Pista Litoral Sul têm atendido as demandas do Ibama, mas é preciso celeridade nas liberações, já que essa obra é de extrema importância para toda Santa Catarina”, justificou Dalirio.

Os dois primeiros entraves ficam no trecho Norte, em Biguaçu. Um deles na região conhecida como Serrinha, onde o Ibama analisa uma alteração no pedido de licenciamento que previa um tipo de corte no morro existente no local e agora a concessionária apresentou uma proposta prevendo muros de contenção. O segundo entrave, que segundo o Ibama já foi resolvido, era o ponto de Biguaçu fica nas proximidades do aterro sanitário da Proactiva Meio Ambiente Brasil Ltda, que atende os 23 municípios da Grande Florianópolis.

Trecho de Palhoça

O quarto entrave principal está na liberação de licenças ambientais no trecho de Palhoça, onde uma alteração de traçado foi feita recentemente. No mesmo ponto, a concessionária enfrenta dificuldades com as desapropriações, já que durante a etapa de projetos, a prefeitura da cidade liberou a construção de um condomínio em uma das áreas por onde passará a obra.

“O contorno é prioritário, mas liberamos trecho a trecho. Estamos levantando todas as demandas pendentes também em Santa Catarina para não ficar tudo concentrado em Brasília, isso replica a burocracia de forma gigante e evita postergação de condicionantes. Tivemos problemas que a gente reconhece, e esse caso é assintomático, porque sofreu todos os percalços imagináveis no caminho. Mas a conclusão do estudo técnico, para posterior emissão dos pareceres ambientais, deve ser publicado na próxima segunda-feira, dia 22”, garantiu a técnica do Ibama, Rose Hoffmann.

A obra

O Contorno Rodoviário da Grande Florianópolis terá cerca de 50 quilômetros de pista dupla, seis trevos, 22 passagens em desnível, três viadutos, 12 pontes e oito túneis.

Presentes. Estiveram presentes na reunião, o senador Dário Berger, a secretária executiva de Articulação Nacional de Santa Catarina, Lourdes Coradi Martini, representantes da Arteris e assessores dos demais parlamentares que fazem parte do Fórum Parlamentar Catarinense.

( Lid PSDB Senado , 16/08/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *