BRT elétrico?
31/08/2016
Alvará de Funcionamento Condicionado do comércio é discutido em audiência pública na Capital
01/09/2016

Culinária contemporânea de Florianópolis tem receitas validadas no Projeto Saberes e Sabores de SC

O Projeto Saberes e Sabores de SC – vinculado ao Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia realizou encontro para validação das Fichas Técnicas (receitas) de três pratos tradicionais da gastronomia catarinense. A degustação foi feita por representantes do Grupo Gestor do Programa, chefs e convidados nesta terça-feira (30/08), na Faculdade Estácio de Sá.

Os pratos analisados foram selecionados em pesquisa realizada com chefs locais e apresentados no Seminário Identidade Cultural da Gastronomia de Santa Catarina. Neste segundo encontro, foram validades as fichas técnicas da sequência de camarão, caldo de camarão, ostras, casquinha de siri, coquille de camarão e polvo crocante,  pratos na culinária contemporânea de Florianópolis. A preparação dos pratos foi orientada pela pesquisadora e professora Silvana Muller, da faculdade Senac, conforme o jeito de fazer tradicional, de acordo com seus mais de 15 anos de pesquisa com comunidades locais. O primeiro encontro validou as fichas técnicas de Tainha Recheada, Anchova Escalada/Grelhada e o Peixe Frito com Pirão

Esta validação da receita e do modo de preparo tradicional é uma maneira de manter viva a culinária típica dos catarinenses. O projeto Saberes e Sabores de SC prevê a certificação dos restaurantes locais, e um dos critérios para obter o Selo será a inclusão no cardápio de pratos tradicionais preparados conforme a ficha técnica, garantindo que turistas e moradores conheçam os pratos típicos conforme são preparados tradicionalmente. Nada impede que os restaurantes também ofereçam variações “à moda do chef”. As receitas validadas no Projeto também devem fazer parte de uma publicação.

Com o objetivo de valorizar a gastronomia regional, agregando valor e pondo em destaque a culinária mais expressiva do Estado, os pratos selecionados são:

Galeria de fotos

Utensílios valorização da gastronomia regional

Ao mesmo tempo que o Projeto Saberes e Sabores de SC valida as receitas tradicionais, estão sendo trabalhados também o design de utensílios para valorizar a apresentação destes pratos da gastronomia regional. O Núcleo de Inovação Cultural (CEART/UDESC), através da disciplina “Prática Projetual em Design Industrial 4″, está reunindo estudantes e professores para propor ajustes e novas criações para os utensílios criados colaborativamente na Oficina Criativa Design + Gastronomia + Artesanato, realizada em julho de 2015. Após o feedback de chefs locais, o objetivo agora é  que estas peças fiquem mais funcionais para o dia a dia das cozinhas. Paralelamente, o designer Marcelo Resende irá construir uma proposta alternativa de design para outros dois pratos do Projeto.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *