Temas do debate entre candidatos à prefeitura da Capital se repetem eleição após eleição
23/08/2016
Artigo: ” O berço da inovação”
23/08/2016

Campanha começa com cara de Vale a Pena Ver de Novo

(Por Rafael Martini,  Diário Catarinense, 23/08/2016)

Tanto no cinema quanto na televisão, a gravação de remakes é uma estratégia recorrente. Aposta-se no sucesso que o filme ou série alcançaram no passado, travestindo os personagens como uma roupagem mais moderna para conquistar o público, já que o final todo mundo conhece. Quem acompanhou o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Florianópolis pela CBN-Diário, segunda-feira pela manhã, ficou com um gostinho de estar vendo mais um capítulo de “Vale a pena ver de novo”. Também pudera. Dos cinco prefeituráveis no debate, três estavam na última eleição (Angela Albino, Elson Pereira e Gean Loureiro) e uma já foi prefeita duas vezes (Angela Amin). O único, digamos, fato novo para o público foi o candidato Murilo Flores do PSB.

Todos, sem exceção, foram cordiais e demonstraram ter feito o dever de casa. Estavam com números fresquinhos sobre qualquer assunto. Aliás, foi exatamente na definição dos temas que ficou límpido e cristalino o quanto a solução dos principais problemas da cidade não avançaram um centímetro sequer nos últimos anos. Até o Plano Diretor, que deveria estar pronto com as diretrizes para o crescimento ordenado, voltou à fase das audiências. Sobre a (i)mobilidade urbana, então, o que esperar? Os cinco entendem que o transporte coletivo é a principal alternativa para desafogar o trânsito. Há quatro anos também já era consenso. Todos concordam que é dever do prefeito uma política de saneamento básico, que priorize o combate às ligações clandestinas. Já se falava disso lá atrás. A questão das vagas nas creches, que tanto tempo ocupou nos debates do pleito anterior, apareceu novamente. Segurança e saúde idem. A falta de planejamento sobre o futuro da cidade, batata. Mesma discussão de outras eleições.

Entra prefeito, sai prefeito, e os problemas se repetem em tom monocórdico há décadas na capital.

A boa notícia é que a campanha ainda está só no começo. Esta será uma eleição com muita força nas redes sociais. Então, senhoras e senhores prefeituráveis, aproveitem para tentar reinventar-se nas propostas. Pensem fora da caixa. Inovem. Ousem. Com responsabilidade, claro, mas com vontade. Tudo bem que era o primeiro debate, mas com jeitinho de dejavu. Ninguém aguenta mais o modus operandi da velha política. Somos uma cidade que tem tudo para ser a cara do século 21. Por favor, ainda dá tempo.

Enquanto isso…

As redes sociais foram fundamentais até para os assessores que acompanharam os candidatos no debate. Todo mundo de celular na mão, ligado no whatsapp.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *