Campanha começa com cara de Vale a Pena Ver de Novo
23/08/2016
Auditores do Ministério do Trabalho detectam risco de explosão no Aeroporto Hercílio Luz
24/08/2016

Artigo: ” O berço da inovação”

O setor tecnológico da Grande Florianópolis conta com 900 empresas. Em 2015, ano em que o PIB do Brasil recuou 3,8%, o polo da Capital catarinense foi o que mais cresceu no país: 6,9 % de aumento no número de colaboradores. O posicionamento de Florianópolis no mesmo ano como a segunda cidade mais empreendedora do país, segundo a Endeavor, não é à toa. Os índices de inovação, capital humano e acesso a capital alavancam o município.

Mesmo em um ambiente favorável, empreender com sucesso não é tão fácil. Para auxiliar nesse desafio, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e o Sebrae/SC criaram, em 1998, a incubadora MIDI Tecnológico. O resultado da parceria é positivo — passados 18 anos o MIDI já conquistou três vezes o prêmio de melhor incubadora do Brasil, concedido pela Anprotec, e graduou 88 empresas.

Considerando as 19 startups que estão em fase de incubação e pré-incubação, 107 negócios já foram beneficiados pela instituição, número que representa 12% das empresas de tecnologia da Grande Florianópolis. Isso prova a importância de ambientes que estimulam a inovação e empreendedorismo para a economia regional.

O fortalecimento do universo das startups começa com o desenvolvimento do empreendedor. Acreditamos que equipes competentes têm uma chance maior de sucesso do que as que contam apenas com boas ideias, por isso, o perfil dos empreendedores é um fator fundamental no processo seletivo do MIDI.

A formação das equipes e a maturação das ideias inovadoras ocorrem por meio de mentorias, consultorias, disponibilização de infraestrutura e contato com redes de empresários e investidores. Esse modelo de incubação foi implantado pela primeira vez em Nova Iorque, em 1959, e no Brasil, já ajudou cerca de 2.500 empresas se prepararem para o mercado, segundo a Anprotec.

O sucesso das empresas graduadas espelham a relevância das incubadoras. Ao celebramos os 18 anos de trajetória do MIDI Tecnológico, reforçamos também o papel estratégico que essas instituições têm quando consolidadas em um ecossistema inovador. Sendo assim, assopra as velas nesta data não só o MIDI, mas o setor tecnológico catarinense como um todo.

*Por Gabriel Santos, Coordenador geral do MIDI Tecnológico. Artigo publicado originalmente no Diário Catarinense em 11/08/2016

(Por Gabriel SantosACATE , 22/08/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *