Governo do Estado sanciona lei que cria o fundo de apoio a hospitais, Hemosc e Cepon
20/07/2016
Vereadores da Capital aprovam projeto de lei para transporte coletivo gratuito para grávidas
20/07/2016

UFSC está entre as 70 universidades mais bem conceituadas dos BRICS

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está na 67ª posição do ranking de universidades do bloco de países formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). A lista foi divulgada nesta terça-feira pela consultoria internacional Quacquarelli Symonds (QS University Rankings), sediada em Londres.

Lideram a lista as universidades chinesas de Tsinghua, Peking, Fudan, de Ciência e Tecnologia da China e a Shanghai Jiao Tong University. O topo da lista tem ainda o Instituto Indiano de Ciência Bangalore, da Índia, e Universidade Estatal Lomonov de Moscou, da Rússia.

A primeira brasileira é a Universidade de São Paulo (USP), na 10ª posição. Depois vem a Unicamp (12ª), Universidade Federal do Rio de Janeiro (29ª), Unesp (36ª), Federal de São Paulo (45ª) e empatadas em 46ª estão a Pontifícia Universidade Católica do RJ (PUC RJ) e Federal do Rio Grande do Sul. A lista segue ainda com a Universidade de Brasília (51ª), PUC de São Paulo (52ª) e a Federal de Minas Gerais (53ª).

A UFSC, 12ª instituição brasileira mais bem colocada, está logo atrás da Universidade de Joanesburgo (maior cidade da África do Sul) e aparece à frente de universidades como a de Mumbai (Índia), Shanghai International Studies University (China) e Academia Presidencial Russa de Economia e Administração (Rússia).

Entre as brasileiras, a UFSC superou universidades como as federais do Paraná (UFPR), Fluminense (UFF) e Pernambuco (UFPE), além da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A federal de Santa Catarina também é a 25ª colocada no ranking da QS na América Latina e 701ª na listagem mundial da consultoria. Entre os critérios considerados estão reputação acadêmica, citações por artigos publicados, reputação como empregadora, número de professores PhDs, número de estudantes de graduação, estudantes internacionais, faculdades internacionais e artigos publicados por faculdade.

Apesar da boa marca na análise das instituições dos BRICS em 2016, a UFSC caiu seis posições em relação ao ranking do ano passado, quando era a 61ª mais bem conceituada, contra 60ª em 2014 e 66ª em 2013.

Outra catarinense que aparece no ranking é a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que está empatada com universidades na faixa entre a 151ª e a 200ª posições, a mesma marca alcançada em 2014. No ranking da América Latina da QS, a Udesc é a 134ª universidade mais bem conceituada em 2016, subindo subindo nove posições em relação ao ano passado, mas ainda 23 abaixo da marca alcançada em 2013.

( Diário Catarinense, 20/07/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *