Em busca de uma cidade melhor
13/07/2016
Concurso de Projetos para o Campeonato Student UX Mundial
13/07/2016

SC tem 184 cidades com potencial turístico, segundo lista de ministério

Santa Catarina teve 52 cidades incluídas no Mapa de Turismo do Ministério do Turismo, divulgado nesta terça-feira (12). Segundo o governo federal, o mapeamento identifica cidades que investem no setor e orienta políticas públicas de desenvolvimento de turismo. Ao todo, o estado tem 184 municípios na listagens.

No país, apenas o Pará e Santa Catarina registraram aumento de cidades com potencial turistico. Os outros 24 estados registram queda. O país tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

No último levantamento, de 2013, 132 municípios catarinenses foram listados. O Ministério do Turismo divulgou que o mapa foi montado após reuniões nos estados com os fóruns e conselhos estaduais de turismo.

Crescimento nas categorias D e E

O potencial turístico varia de A a E. As novas cidades incluídas pertencem às categorias D e E, classificação dada a municípios que apoiam cidades geradores de fluxo de turismo, seja fornecendo mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Com isso, foram adicionados 31 municípios à categoria D e 22 à E. Ao todo, agora são 109 com classificação D, o que equivale a 59,2% dos municípios listados em 2016, e 31 com E.

De acordo com o Ministério do Turismo, as categorias A, B e C concentram 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional.

Apenas um município catarinense, que pertencia à categoria C, foi retirado do balanço de 2013 para cá . Nesta categoria, 29 municípios foram listados.

Florianópolis, Balneário e Bombinhas são A

Desde 2013, Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas são classificadas na categoria A pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, somente 51 cidades têm essa classificação.

Outras 12 cidades foram categorizadas com B: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Garopaba, Imbituba, Itajaí, Itapema, Lages, Penha, Piratuba e São Francisco do Sul.

As 12 regiões turísticas do estado são Grande Oeste, Caminhos do Alto Vale, Vale do Contestado, Vale das Águas, Grande Florianópolis, Caminhos da Fronteira, Vale Europeu, Caminho dos Príncipes, Caminho dos Canyons, Costa Verde & Mar, Serra Catarinense e Caminhos da Fronteira.

Confira a listagem completa de municípios catarinenses com potencial turístico, segundo o Ministério do Turismo em G1  Santa Catarina.

(G1  Santa Catarina, 12/07/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *