Maricultores da Grande Florianópolis aguardam decisão da Justiça
01/07/2016
Tocha olímpica passa por diversos pontos na Capital
01/07/2016

Regularização fundiária é prioridade no Ribeirão da Ilha

O Ribeirão da Ilha, reduto de populações tradicionais, com grande número de famílias de pescadores e maricultores, quer aproveitar a rediscussão do Plano Diretor de Florianópolis para promover a regularização fundiária de todo o distrito. A proposição foi apresentada pela comunidade na noite de quarta-feira (29), durante a 12ª audiência pública promovida pelo IPUF para o debate do projeto de lei que vai regular o desenvolvimento urbano da Capital.

A representante da comunidade, responsável pela apresentação da proposta, Vera Lucia Bridi, explicou que centenas de famílias aguardam há anos por uma oportunidade de legalizarem seus lotes. Segundo ela, sem que ocorra o reconhecimento dessas áreas pelo Plano Diretor, só restará para essas pessoas o caminho da Justiça, o que a maioria delas não possui condições de bancar. “A regularização é importante para que a comunidade participe da reorganização da estrutura urbana da região”, observou.

A comunidade também defendeu a preservação da salubridade da água de todo o distrito. Vera Lucia lembrou que vem da água a renda de grande parte das famílias, por meio da pesca e da maricultura. O turismo e a gastronomia também dependem do mar e hoje são a base da economia da região, junto com as atividades da pesca e da maricultura.

Ainda foi reivindicada mais atenção à mobilidade urbana. O distrito quer evitar problemas como os enfrentados por outras regiões da cidade e pediu a extensão de uma linha do BRT (Linha rápida de ônibus) para além do terminal urbano, além de estacionamentos para os ônibus de turismo, que impediriam a circulação desses veículos pelas áreas históricas. Na área do turismo e do lazer, quer mais acesso às praias e mais locais destinados à praças públicas.

Com a ajuda da UFSC,  a comunidade fez todo um reestudo dos mapas de zoneamento da região e solicitou que eles fossem integrados à proposta que vai ser levada para a Câmara de Vereadores. “A comunidade apresentou um dos trabalhos mais completos de todo o processo de discussão do Plano Diretor”, elogiou a superintendente do Ipuf, Vanessa Pereira.

A regularização fundiária faz parte da proposta da prefeitura para a região, juntamente com a preservação das áreas verdes e do patrimônio histórico e cultural. O município defende que a região conte com um plano de desenvolvimento do turismo, para consolidar e desenvolver essa atividade, que assumiu papel importante na economia da região.

(Prefeitura de Florianópolis, 30/06/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *