Prazo do edital do plano de manejo do parque Rio Vermelho é prorrogado
27/07/2016
Governo promete regularizar repasses para impedir suspensão de serviços no Hemosc e Cepon
27/07/2016

Ofício determina retirada da Feira da Maricota da avenida Paulo Fontes, em Florianópolis

Um ofício da Secretaria Municipal de Segurança e Gestão de Trânsito determinou a retirada da Feira da Maricota da avenida Paulo Fontes, no Centro de Florianópolis, quase três meses após o seu retorno. O documento foi enviado na sexta-feira (22) ao Igeof (Instituto de Geração de Oportunidades), responsável pela feira que ocorria todos os sábados. No último final de semana, os artesãos já não puderam ocupar o espaço.

“São mais de 300 artesãos prejudicados. Estávamos aqui desde o dia 7 de maio, a convite da prefeitura. Agora fomos convidados a sair. Não dá para entender essa postura contrária à cultura e ao artesanato local”, lamentou a artesã Léia Demétrio, 45 anos, que ao lado de colegas fez um protesto na manhã desta terça-feira (26), em que foram colocadas fitas pretas nas grades do canteiro central da avenida Paulo Fontes, simbolizando o luto da categoria.

O ofício inviabilizando a realização da feira foi assinado pelo diretor de operações da Secretaria de Segurança e Gestão de Trânsito, Joel Souza Padilha, com recomendação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Segundo ele, a área em que ficam os artesãos serve para o estacionamento de ônibus e desembarque de passageiros. “Não tem onde parar os ônibus no Centro, pois são veículos de grande porte que não podem circular na área central antiga. É uma real necessidade essa medida”, disse Joel.

Ainda de acordo com o diretor de operações, uma reunião foi feita há 20 dias com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o Igeof e representantes dos artesãos. Joel afirmou que foram apresentadas alternativas para que a Feira da Maricota continue sendo realizada, entre elas que passe a ocupar um novo espaço, entre a praça Fernando Machado e a praça XV de Novembro. “A praça Fernando Machado hoje não é utilizada, é ociosa, poderia ser utilizada sem trazer prejuízo para o trânsito”, disse Joel, ao afirmar que outra sugestão é a união com a Feira Viva a Cidade.

O diretor de operações, no entanto, descarta que a via pública seja utilizada. “Na via pública não foi permitido. Se quiserem fazer carga e descarga e utilizarem outro espaço, que não a via pública, é possível. Não estamos sendo taxativos, mas queremos cumprir uma decisão imposta judicialmente e com que também concordamos. Do jeito que está, não dá”, finalizou.

Artesãos já sofrem prejuízos

Após o convite do Igeof para que a Feira da Maricota se instalasse no canteiro central da avenida Paulo Fontes, o artesão Edmário Andretti, 35 anos, acreditou no potencial do negócio e decidiu investir. “As pessoas compraram máquinas de cartão de crédito e débito, além de mesas e cadeiras para utilizar durante o trabalho. Muitos investiram em insumos e não podem mais vender no local onde há grande público, e onde o Centro da cidade concentra mais vida nas tardes de sábado”, lamentou.

Leia na integra em Notícias do Dia Online, 27/07/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *