Outros caminhos
27/07/2016
FloripAmanhã motiva criação de canal de diálogo da sociedade com o Poder Judiciário
27/07/2016

Maioria dos ciclistas pedala para ir estudar ou trabalhar

(Por Carlos Damião,  Notícias do Dia Online, 26/07/2016)

Perfil do Ciclista é uma pesquisa realizada pela ONG Transporte Ativo, divulgada pelo jornal Nexo, e traz uma revelação muito interessante: quase 90% dos ciclistas têm como destino o local de trabalho ou estudo. A faixa de renda entre 1 e 2 salários mínimos é a que mais utiliza a bicicleta (30%) no Brasil, tanto para deslocamentos de casa para o trabalho como para a escola. Na verdade, a pesquisa desfaz o mito do ciclismo relacionado às atividades de lazer ou mesmo esportivas entre pessoas de classe média e classe média alta. A bicicleta é, desde sempre, um meio de transporte dos pobres brasileiros, muitos deles sem recursos para utilizar o caro sistema de transporte coletivo ou mesmo contrair dívida para compra de um automóvel ou motocicleta. A pesquisa, realizada com 5 mil ciclistas em dez cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, é um referencial importante para políticas públicas voltadas à implantação de mais ciclovias nos grandes centros urbanos, que garantam segurança e qualidade de vida a essa imensa massa de usuários. Em Florianópolis, continuamos muito longe dessa perspectiva de solução. Com o detalhe de que nossa maior malha cicloviária – na Avenida Beira-Mar Norte – foi uma realização do governo do Estado há 35 anos. Desde então, só vemos alguns puxadinhos aqui, outros ali.

Hábito urbano

Na Grande Florianópolis é possível perceber, no dia a dia, uma grande quantidade de trabalhadores que usam suas bicicletas não só para deslocamento ao trabalho, como também para entregas. No Centro, há entregadores de mercadorias, de pizzas e de outros alimentos prontos – e até de remédios – que utilizam suas magrelas, mesmo misturados ao feroz trânsito de veículos automotores.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *