Floram realiza demolição na Costa da Lagoa
22/07/2016
Fatma suspende preventivamente licença ambiental de estação de esgoto para limpa fossa em Ratones
22/07/2016

Justiça Federal determina paralisação de obra na Costa da Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC)

Após ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), a Justiça Federal determinou, em caráter liminar, que Karolina Machado paralise as obras em andamento, retire os entulhos e construções que impedem o livre acesso à faixa de praia lagunar e desocupe imediatamente a área de preservação permanente localizada no ponto 15 da região da Costa da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

A ré tem 30 dias para cumprir a decisão, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 1 mil.

A ação sustenta que vistoria da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram) em 2014 constatou a existência de obra irregular no local e que a Polícia Militar Ambiental comprovou a construção de residência nas proximidades de um curso d’água e da própria Lagoa da Conceição.

Laudo de perícia elaborado pela Polícia Federal também demonstrou que a área projetada da edificação era de 100 m², que o local está inteiramente inserido em área de marinha, que a presença da construção impede a regeneração natural da vegetação nativa das margens do curso d’água adjacente e da Lagoa.

“Desse modo, depreende-se que a construção ou reforma da casa em APP representa séria ameaça a curso d’água existente no terreno, bem como à própria Lagoa da Conceição, em vista da proximidade da construção e o evidente risco de contaminação pelo esgoto doméstico, em caso de finalização da obra”, destacou a juíza Marjôrie Cristina Freiberger.

( Procuradoria da República em Santa Catarina, 21/07/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *