Justiça Federal determina paralisação de obra na Costa da Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC)
22/07/2016
Estudo vai definir futuro da Ceasa, na Grande Florianópolis
22/07/2016

Fatma suspende preventivamente licença ambiental de estação de esgoto para limpa fossa em Ratones

A Fatma (Fundação Estadual do Meio Ambiente) suspendeu temporariamente a LAI (Licença Ambiental de Instalação) para construção de estação de tratamento de esgoto no entorno de Área de Preservação Permanente às margens do rio Ratones, no bairro homônimo, Norte da Ilha. Propriedade da Rotária do Brasil, a obra não está projetada para receber os dejetos dos quase 3.000 moradores fixos da comunidade, mas a carga coletada e transportada pelos caminhões limpa fossa da empresa.

Emitido em 2014, sem avaliação do ICMbio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade), o licenciamento foi suspenso depois que representantes da comunidade perceberam o início da obra, e sua finalidade. “Pretendemos entrar com ação nos ministérios público Federal e Estadual para o embargo definitivo”, diz o presidente da Associação dos Moradores de Ratones, Flávio de More.

O líder comunitário ressalta dois aspectos do posicionamento contrário ao empreendimento: a proximidade a nascentes e leito do rio Ratones, maior bacia hidrográfica de Florianópolis e principal curso d’água da Estação Ecológica de Carijós, unidade federal de conservação ambiental; e o fato de o bairro não ser atendido com rede coletora e sistema de tratamento de esgoto.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 21/07/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *