Conheça detalhes dos estudos para o Parque Urbano e Marina da avenida Beira-Mar Norte
11/07/2016
Revitalização do Centro de Florianópolis ganha força
11/07/2016

Cultivo de ostras, mexilhões, vieiras e berbigões são liberados em dois pontos de Gov. Celso Ramos

Duas áreas de cultivo de moluscos na Fazenda da Armação e Balboa, em Governador Celso Ramos, foram desinterditadas, anunciou a Secretaria da Agricultura e da Pesca e a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina). Sendo assim, a partir desta sexta-feira (8) está liberada a retirada, comercialização e consumo de ostras, mexilhões, vieiras e berbigões nesses locais, que estão livres da toxina diarreica (DSP).

Das 39 áreas de cultivo de moluscos em Santa Catarina, atualmente 16 seguem interditadas, 15 liberadas e oito parcialmente interditadas. Nas localidades de Perequê, Ilha João da Cunha, Araça, Tijuquinhas, São Miguel, Barro Vermelho, Passagem do Maciambú e Ponta do Papagaio estão permitidos apenas os cultivos de ostras.

Em 26 de maio, a Secretaria da Agricultura e a Cidasc interditaram todo o litoral catarinense, proibindo a retirada, comercialização e consumo de ostras, mexilhões, vieiras e berbigões das áreas de cultivo. A medida foi necessária devido à presença de toxinas que podem causar intoxicação alimentar.

Segundo a secretaria, a desinterdição das áreas é possível após dois laudos laboratoriais consecutivos comprovando que não há mais a presença da toxina diarreica nos moluscos. A Cidasc continua monitorando as áreas de produção de moluscos bivalves e, com base nos resultados das análises, poderá fazer a liberação gradual ou a manutenção da interdição das áreas afetadas.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 08/07/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *