Mais de 400 pessoas participam da última audiência pública do Plano Diretor de Florianópolis
01/07/2016
Julgamento que definiria o destino do Direto do Campo da Agronômica é suspenso
01/07/2016

Berbigão é liberado para consumo na Costeira do Ribeirão, Sul da Ilha, junto com a ostra

A liberação da extração e do consumo de berbigão, ou vôngole, do banco natural de cultivo da Costeira do Ribeirão, Sul de Florianópolis, é a novidade no mapa da maré vermelha que desde 24 de maio se espalha pela costa catarinense, de Palhoça a São Francisco do sul. O fim da interdição, nesta quinta (30) é resultado de dois testes negativos da análise da toxina diarreica  DSP para a espécie, confirmou  a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), órgão da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

A novidade é o berbigão, mas na Costeira do Ribeirão também já estava liberado o consumo de ostras. A Cidasc alerta, no entanto, que continua interditada a retirada, o consumo e a comercialização de mexilhões, ou mariscos,  que novamente apresentaram resultado positivo nas últimas análises do Laboratório de Resíduos e Contaminantes de Recursos Pesqueriros/Laqua, do campus de Itajaí do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

Até o fim da tarde de quinta (30), apenas cinco áreas de cultivo de maricultura no litoral Santa Catarina estavam completamente livres da maré vermelha e desinterditadas para consumo de todos os moluscos bivalves produzidos – ostra, mexilhão, vieira e berbigão, todas na costa continental da baía sul – quatro em Palhoça e outra em São José, na Grande Florianópolis.

De acordo com os últimos resultados de análises laboratoriais, outras onze localidades seguem com áreas de cultivo de moluscos parcialmente interditadas, todas na Grande Florianópolis. Nestes pontos, são permitidos apenas coleta, consumo e comercialização de ostras, com manutenção da interdição para as demais espécies. O restante do litoral, de Governador Celso Ramos a São Francisco do Sul, permanece interditado pela presença da toxina diarreica DSP, nociva à saúde humana.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 30/06/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *