Audiência geral marca trajetória do Plano Diretor
19/07/2016
Audiência geral do Plano Diretor de Florianópolis rende 154 propostas de comunidades e entidades
19/07/2016

Assinado termo de cessão para o Jardim Botânico

O primeiro passo para abertura do futuro Jardim Botânico de Florianópolis foi dado na manhã desta segunda-feira (18). O termo de cooperação e gestão integrada entre Prefeitura e Epagri já está assinado. Agora, começam as melhorias.

A área verde de 19 hectares, que fica às margens da rodovia Admar Gonzaga, no Itacorubi, será aberta para visitação inicialmente como um parque, com pistas para caminhada, corrida e parquinho infantil. A previsão de abertura é para o final de setembro.

Além da estrutura já existente, construída pela Epagri, a Comcap, que será a gestora do local, irá coordenar a limpeza e a implantação das pistas para caminhada e do parque infantil. A pista terá pelo menos 1,5 km.

De acordo com o presidente da Comcap, Marius Bagnati, o espaço ainda terá academia ao ar livre e bancos para contemplação da Natureza. O prédio-sede estará disponível para atividades culturais e de educação ambiental e será aberta licitação para a instalação de uma cafeteria.

Um desejo que se desenhou a partir de 2007

O prefeito Cesar Souza Junior lembrou como tudo começou até chegar a esta data. “O terreno seria privatizado. Como deputado estadual, em 2007, consegui reverter o quadro e em parceria com a Epagri fomos buscando alternativas jurídicas que nos amparasse. Teve muitos para dizer que não teria como, mas conseguimos. Esse é só o começo”, afirmou.

O conceito de uso do parque está sendo discutido em conjunto pela Comcap, Secretaria de Obras, Floram, Epagri e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado. Com os moradores, também será levantada a possibilidade de implantação de uma horta comunitária.

Os próximos passos

– Implantar as pistas de caminhada, corrida, parque infantil e iluminação;

– A abertura deve ocorrer até final de setembro;

– Enquanto os moradores utilizam a área, a Prefeitura irá fechar as parcerias para ir além e transformar o parque em jardim botânico, que terá um café no deque já construído, educação ambiental, berçário de sementes nativas e viveiro de mudas.

(Prefeitura de Florianópolis, 18/07/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *