PMF recebe cessão de área para o Jardim Botânico
18/07/2016
Casan reajusta tarifa de água e esgoto em 10,81% em Santa Catarina
18/07/2016

Acidente coloca em xeque manutenção dos ônibus coletivos de Florianópolis

O acidente com um ônibus do transporte coletivo de Florianópolis, na manhã de ontem, na descida do Monte Serrat, região central, reabriu a discussão sobre a manutenção dos coletivos. Três veículos e o portão de uma residência foram atingidos pelo veículo que possivelmente teve problemas com os freios. A motorista de um dos carros destruídos teve ferimentos leves.

Segundo informações de passageiros, a possível causa do acidente foi uma falha nos freios do ônibus notada pelo motorista já durante a descida do morro, pela rua General Nestor Passos. O coletivo transportava cerca de 40 pessoas, que não sofreram lesões.

O secretário de comunicação do Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano da Grande Florianópolis), Deonísio Linder, informou que existem empresas com manutenções boas e outras ruins. “A manutenção da Canasvieiras é um exemplo, mas tem empresas que não possuem nem a ordem de serviço. O sindicato orienta que o motorista não deixe a garagem quando perceber um problema mecânico ou elétrico”, explicou. Desde 2014, o transporte coletivo de Florianópolis é gerenciado pelo Consórcio Fênix, mas cada uma das cinco empresas mantém a sua própria manutenção.

Com experiência de 17 anos conduzindo os coletivos na Capital, um motorista que prefere não ser identificado revelou o cotidiano da categoria. “Ônibus puxando para o lado, com problemas no freio e na parte elétrica são comuns. A gente faz a ordem de serviço uma, duas, três vezes e nada. Infelizmente, a manutenção só ocorre quando o veículo quebra,”, criticou.

Florianópolis tem 524 ônibus, sendo 80 executivos (amarelinhos) e 444 convencionais. São 26 linhas executivas, com 24 fixas e duas no Verão, e 165 linhas convencionais, com 157 permanentes e oito em período letivo.

Consórcio alega ter a frota mais nova da história

O Consórcio Fênix informou que a idade média da frota é de seis anos, a mais baixa da história de Florianópolis e conforme previsto no contrato de licitação. Este ano, entraram em circulação 13 novos ônibus, e a expectativa é de que pelo menos mais 25 novos veículos serão renovados até dezembro.

Por meio da assessoria de imprensa, o consórcio explicou que as operadoras realizam diariamente manutenções preventivas, preditivas e corretivas na frota. “As oficinas funcionam 24 horas para dar conta da demanda e manter em dia as manutenções. As atividades noturnas nas garagens são intensas, envolvendo manutenção, borracharia, limpeza e abastecimento”, informou.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Online, 15/07/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *