Por Assessoria de Comunicação

Representante da FloripAmanhã participa de encontro de cidades criativas da UNESCO na China




O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia foi representado pelo consultor, voluntário e ex-Diretor da FloripAmanhã, Eduardo Barroso Neto no 2º Unesco Creative Cities Beijing Summit. O encontro foi realizado de 6 a 8 de junho, em Pequim, na China.

Eduardo Barroso e Marielza Oliveira, diretora da Unesco para Ásia.

Eduardo Barroso e Marielza Oliveira, diretora da Unesco para Ásia.

O documento oficial apresentado ao do encontro afirma que “explorar as ligações entre a criatividade e o desenvolvimento sustentável a partir de uma perspectiva urbana deve ser um foco importante para a promoção da cooperação entre as cidades”. Veja aqui a íntegra deste documento (traduzido ou versão em inglês).

Na apresentação sobre Florianópolis, no dia 07/06, Barroso participou de painel sobre “Ciência, Tecnologia, Inovação e Internet”. Ele relatou a experiência do Núcleo de Inovação Cultural, uma parceria do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia com a UDESC/CEART, que desenvolve trabalhos para integração de design, artesanato e gastronomia e é considerado pioneiro pela UNESCO.

O tema da expansão da internet e as novas tecnologias é importante na Rede Criativa pois possibilita o intercâmbio das cidades, facilitando o diálogo para a construção de uma sociedade de “cidadãos globais” mantendo as diferenças culturais e as diversidades.

O evento teve como objetivo estruturar uma agenda para o desenvolvimento sustentável das Cidades Criativas. Estiveram presentes representantes de cidades da China, Suécia, Austrália, Japão, Polônia, Itália, Hungria, Jamaica e Rússia, além da cidade brasileira de Santos. Entre os assuntos explorados, foram discutidos projetos em desenvolvimento, formas utilizadas para mensurar políticas, resultados e práticas bem sucedidas, entre outros.

Abertura com Irina Bokova diretora geral da Unesco

Abertura com Irina Bokova, diretora geral da Unesco

O próximo evento da Rede Mundial de Cidades Criativas será a Reunião Anual dos membros UCCN à UNESCO Rede de Cidades Criativas, entre  14 e 16 setembro de 2016, na cidade de Östersund (Suécia),  Cidade Criativa da Gastronomia desde 2010. Florianópolis também enviará representante para este encontro.

Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

O Grupo Gestor do Programa — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio, Fecomércio – SC, FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicas), Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e Propague  e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

 

 



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.