Florianópolis Cidade da Gastronomia marca presença na Espanha
07/06/2016
Ampliação de Estação de Tratamento de Esgoto de Canasvieiras deve estar pronta até o fim do ano
07/06/2016

Representante da FloripAmanhã participa de encontro de cidades criativas da UNESCO na China

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia foi representado pelo consultor, voluntário e ex-Diretor da FloripAmanhã, Eduardo Barroso Neto no 2º Unesco Creative Cities Beijing Summit. O encontro foi realizado de 6 a 8 de junho, em Pequim, na China.

Eduardo Barroso e Marielza Oliveira, diretora da Unesco para Ásia.

Eduardo Barroso e Marielza Oliveira, diretora da Unesco para Ásia.

O documento oficial apresentado ao do encontro afirma que “explorar as ligações entre a criatividade e o desenvolvimento sustentável a partir de uma perspectiva urbana deve ser um foco importante para a promoção da cooperação entre as cidades”. Veja aqui a íntegra deste documento (traduzido ou versão em inglês).

Na apresentação sobre Florianópolis, no dia 07/06, Barroso participou de painel sobre “Ciência, Tecnologia, Inovação e Internet”. Ele relatou a experiência do Núcleo de Inovação Cultural, uma parceria do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia com a UDESC/CEART, que desenvolve trabalhos para integração de design, artesanato e gastronomia e é considerado pioneiro pela UNESCO.

O tema da expansão da internet e as novas tecnologias é importante na Rede Criativa pois possibilita o intercâmbio das cidades, facilitando o diálogo para a construção de uma sociedade de “cidadãos globais” mantendo as diferenças culturais e as diversidades.

O evento teve como objetivo estruturar uma agenda para o desenvolvimento sustentável das Cidades Criativas. Estiveram presentes representantes de cidades da China, Suécia, Austrália, Japão, Polônia, Itália, Hungria, Jamaica e Rússia, além da cidade brasileira de Santos. Entre os assuntos explorados, foram discutidos projetos em desenvolvimento, formas utilizadas para mensurar políticas, resultados e práticas bem sucedidas, entre outros.

Abertura com Irina Bokova diretora geral da Unesco

Abertura com Irina Bokova, diretora geral da Unesco

O próximo evento da Rede Mundial de Cidades Criativas será a Reunião Anual dos membros UCCN à UNESCO Rede de Cidades Criativas, entre  14 e 16 setembro de 2016, na cidade de Östersund (Suécia),  Cidade Criativa da Gastronomia desde 2010. Florianópolis também enviará representante para este encontro.

Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

O Grupo Gestor do Programa — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio, Fecomércio – SC, FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicas), Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e Propague  e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

 

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *