Maricultores comemoram liberação da extração de ostras em Palhoça
24/06/2016
Lagoa da Conceição pede melhoria na mobilidade
27/06/2016

O aterro e a responsabilidade da prefeitura

(Por Carlos Damião, Notícias do Dia Online, 23/06/2016)

O Aterro da Baía Sul é uma espécie de filho enjeitado dos florianopolitanos. Há uma complexa relação entre os moradores e a imensa área que afastou o mar para longe, quebrando a tradicional ligação da região central com a vida marítima – incluindo-se aí o vaivém de barcos de pesca no entorno do Mercado Público. A decisão do Patrimônio da União, de que doravante a prefeitura ficará encarregada de administrar o espaço, é um alento, uma esperança para a cidade. O próprio prefeito Cesar Souza Júnior, ao comemorar a cessão, admitiu que será necessário realizar o planejamento urbano adequado, com o resgate até do projeto original do mítico urbanista Burle Marx. Ótimo. É disso que Florianópolis precisa em relação ao aterro, 40 e tantos anos depois que foi implantado, sem qualquer licença ambiental ou estudo de impacto socioeconômico, já que estávamos no auge da ditadura civil-militar instaurada em 1964. A área precisa ser revitalizada e, mais do que isso, totalmente repaginada. Ao longo de mais de quatro décadas, o aterro foi maltratado, invadido e esculhambado, atitudes que, de certa forma, corresponderam à rejeição local ao monstrengo de areia e, ao mesmo tempo, à incompetência oficial na gestão do espaço.

Tudo a ver

Originalmente, o Aterro da Baía Sul seria um local destinado às vias rápidas de acesso à Ponte Colombo Salles, servindo ainda para a construção de prédios funcionais e residenciais, além de grandes jardins, quadras esportivas (que existiram nos primórdios), praças etc. Esse era o projeto de Burle Marx, adulterado sem dó nem piedade pelas autoridades locais, que permitiram a desumanização da área e sua ocupação como estacionamento de veículos e ônibus.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *