‘É extremo’, diz oceanógrafo sobre alga que afeta moluscos em SC
09/06/2016
Agenda de 13 a 19 de junho de 2016
10/06/2016

Novo prazo para o anel viário da Grande Florianópolis fica para 2019

(Por Rafael Martini, Diário Catarinense, 10/06/2016)

Diretoria da Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho Norte da BR-101 no Estado, tinha agendado para hoje uma série de visitas aos principais veículos de comunicação do Estado. A informação guardada a sete chaves era sobre o novo cronograma para a conclusão da obra do anel viário da Grande Florianópolis.

A rodada de conversas foi transferida para a próxima quinta, mas a coluna antecipa que o novo prazo para a entrega dos 50 quilômetros ficou para 2019. O contrato da parceria público-privada foi assinado entre a União e a empresa em 2008. A via que promete desafogar principalmente o tráfego de caminhões na Grande Florianópolis deveria estar pronta em 2012. Quatro anos depois e inúmeros adiamentos, o fato é que até o momento nem mesmo uma data definitiva da conclusão existe. Coincidência ou não, ontem venceu o prazo fixado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para que a Autopista apresentasse um cronograma definitivo.

O principal entrave alegado pela concessionária para o atraso, além das idas e vindas no traçado e licenciamentos ambientais, está nos processos de desapropriações. Até agora, passados oito anos da concessão, apenas 40% dos mil imóveis que precisam ser desocupados para a passagem do anel viário fecharam acordo. O restante foi judicializado porque os proprietários questionaram os valores oferecidos. O deputado federal Esperidião Amin (PP-SC), que acompanha o processo com lupa, tem repetido reiteradas vezes que o fracasso desta obra colocará em xeque o futuro das parcerias público-privadas (PPP), fundamentais para investimentos em infraestrutura no país. ¿Os problemas e as dificuldades enfrentadas até agora todos conhecemos, nós só queremos que os responsáveis legais pela fiscalização cumpram seu papel para que tenhamos um final feliz, mesmo que ainda tardio¿. Na foto, imagem do trecho ¿Sul B¿, próximo ao Bairro Aririú, em Palhoça, que deve ser o último trecho entregue da obra em 2019.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *