O aterro e a responsabilidade da prefeitura
24/06/2016
Planejamento prepara modelo de adesão de municípios para gestão de praias
27/06/2016

Lagoa da Conceição pede melhoria na mobilidade

A comunidade da Lagoa da Conceição participou na noite da última quinta-feira (23), na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, da nona audiência pública determinada pela Justiça Federal para a discussão do Plano Diretor de Florianópolis. A melhoria do transporte coletivo urbano, com a implantação de um corredor de ônibus ligando a região ao Centro e a manutenção da densidade populacional do Distrito estiveram entre as principais reivindicações dos participantes.

Por meio do representante distrital Jeffrey Hoff, os moradores marcaram posição contrária à abertura de um túnel para facilitar o trânsito de veículos até o Centro. “A maneira mais rápida de chegar ao Centro, para quem mora na região, é o ônibus. Não acreditamos em outros meios de transporte, por não haver densidade populacional para isso. Por isso, pedimos um corredor de ônibus e estacionamentos nos terminais e em áreas estratégicas, para que os moradores possam deixar seus carros e usar o transporte coletivo”, argumentou.

Como forma de manter a densidade populacional, os moradores pediram a manutenção dos gabaritos dos edifícios e a proibição da autorização de novas construções, especialmente multifamiliares, que estejam em áreas que não possuam a devida infraestrutura. “Também buscamos que 30% dos terrenos não sejam impermeabilizados e sejam devidamente arborizados”, completou.

Os moradores pediram livre acesso à orla da Lagoa da Conceição e o estabelecimento de uma faixa marginal de 5 metros no entorno dela para uso público. “Buscamos há anos um parque público, onde os moradores possam ficar em contato com a natureza. Essa área existe, hoje é particular, mas há instrumentos que podem transformá-la em pública”, completou Hoff, que ainda defendeu a manutenção das áreas de preservação ambiental e o uso de áreas verdes existentes para o lazer.

Entre as propostas da Prefeitura para o Distrito, apresentadas pela superintendente do IPUF, Vanessa Maria Pereira, estão a preservação das bordas d´água e topos de morro, a requalificação das bordas de água e a redução das áreas turísticas, com o aumento das áreas reservadas para comércio e serviços. “O objetivo é promover um maior equilíbrio e uniformidade entre áreas residenciais, comerciais e de serviços”, explicou.

A próxima audiência pública será realizada no distrito de Santo Antônio de Lisboa no dia 28 de junho, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Necessidades. O distrito de Santo Antônio de Lisboa abrange os bairros de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Barra do Sambaqui e Cacupé.

(Prefeitura de Florianópolis, 24/06/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *