Florianópolis recebe primeira feira focada em design
15/06/2016
Estaqueamento atinge 60% do elevado do Rio Tavares
16/06/2016

Ingleses pede atenção para qualidade de vida

A sétima audiência pública determinada pela Justiça Federal para a discussão do Plano Diretor de Florianópolis foi realizada na noite de terça-feira (14), no Distrito dos Ingleses, e teve como foco o debate dos problemas de mobilidade e ocupação urbana da região. A comunidade pediu atenção para a necessidade de modernização de ruas e avenidas, cujos traçados, tamanhos e formas de circulação não respeitaram o proposto nos últimos planos diretores da cidade.

Durante a apresentação da proposta do distrito para o Plano Diretor, o representante distrital, Paulo Henrique Spinelli, também chamou a atenção para o que a comunidade considera um erro no plano de 1985, que não classificou corretamente uma das áreas dos Ingleses, praticamente legalizando a ocupação irregular. “A área foi classificada como rural, mas não há nessa classificação o que pode ser construído nesse local. Isso foi um erro que permitiu a ocupação desordenada”, ponderou.

A comunidade pediu a preservação das encostas dos morros, das dunas e da lagoa do Jacaré, com a criação de parques que possam ser visitados pelos moradores e turistas e que contribuam com a preservação do meio ambiente. Também foi solicitado o incremento da fiscalização das construções na região, para que seja garantida a qualidade de vida da população.

Entre os equipamentos considerados necessários estão a construção de um calçadão na orla da praia e de uma nova via de ligação com o Rio Vermelho, permitindo a criação de uma espécie de contorno viário, reduzindo a necessidade de a população daquela região atravessar os Ingleses para chegar ao centro.

Como propostas da Prefeitura para o Distrito dos Ingleses, a superintendente do IPUF, Vanessa Pereira, apresentou a preservação ambiental e paisagística das bordas d’água, matas e dunas, juntamente com a ampliação das áreas comerciais, atendendo à vocação dos Ingleses e a consolidação das áreas turísticas e comerciais para a geração de emprego e renda. Para a ocupação da região, a proposta é manter uma densidade moderada, com construções entre dois e quatro pavimentos.

A oitava audiência pública debaterá as propostas do Distrito Sede-Continente, que abrange os bairros de Abraão, Balneário, Bom Abrigo, Canto, Capoeiras, Coloninha, Coqueiros, Estreito, Itaguaçu, Jardim Atlântico e Monte Cristo.

O evento está marcado para as 19 horas desta quarta-feira (15), no Colégio Aderbal Ramos da Silva, na rua Coronel Pedro Demoro, 1998.

(Prefeitura de Florianópolis, 15/06/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *