Florianópolis de frente para o mar
08/06/2016
Conselho de habitação cobra providências para áreas de risco na Vila do Arvoredo
08/06/2016

Empresas apresentam à prefeitura de Florianópolis projetos para marina da Beira-Mar Norte

As empresas ARK7 Arquitetos Associados e Florianópolis no Mar-AJX & Karolyne Soares apresentaram nesta quarta-feira (8) os projetos para construção da marina e parque urbano na avenida Beira-Mar Norte. Um grupo técnico da secretaria municipal de Turismo abriu os envelopes com as propostas entregues por duas das quatro empresas que estavam habilitadas a participar da licitação. Na sexta serão apresentados os materiais a entidades técnicas convidadas para participar do processo de análise, de forma consultiva. Elas foram selecionadas de acordo com os eixos que serão avaliados: urbanístico, jurídico, náutico, econômico e de inovação e tecnologia. As imagens dos dois projetos não foram divulgadas.

A área para construção do empreendimento é o trecho entre o trapiche (praça Portugal) e a estação da Casan (praça Sesquicentenária) – local constatado como preferencial para instalação desse tipo de equipamento. Após a escolha do projeto vencedor, começarão os estudos para o EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental), parte mais complexa do projeto.

No dia 20 de junho serão exibidas as análises sobre as duas propostas, para que, posteriormente, possa ser apresentado o projeto, ou os projetos, aptos e condizentes com as referências do edital.

“A escolha pode se concentrar em um ou nos dois projetos. Digamos que a parte náutica de uma empresa seja excelente, e a parte de urbanística de outra seja a melhor, daí a gente junta, faz um termo de referência e depois licita a obra”, disse a secretária de Turismo, Zena Becker. “A ideia é que até o final do ano esta etapa de licitação seja transcorrida e que já tenhamos anunciada a empresa que executará o projeto final”, completou.

A arquiteta Silvana Carlevaro, da ARK7, revela que a proposta prevê 500 vagas molhadas para embarcações pequenas e médias (até 80 pés), sendo 50 delas de uso público, e cerca de 300 metros de construção mar adentro, com área total de construção de 330 mil m².

“O parque contará com atividades de lazer, edificação de apoio ao serviço administrativo da marina, café, restaurante, quadra de vôlei de praia, pista de skate, escola de vela, rampa pública de acesso ao mar e estacionamento subterrâneo, além de área de embarque e desembarque de passageiros, já prevendo um terminal de integração de modais”, informou.

O ND não conseguiu contato com a pessoa indicada para falar pela Florianópolis no Mar.

Lei de Concessão será enviada à Câmara

Em paralelo ao andamento das análises, será encaminhada à Câmara de Vereadores uma lei de concessão, para que a empresa que vencer a licitação de execução do projeto possa explorar a marina por um período condizente com o tempo de retorno do investimento que será realizado na área.

O período deve variar entre 20 anos e 30 anos. A secretária de Turismo Zena Becker espera “que o projeto tramite rapidamente” no Legislativo. “Da parte do Executivo, as coisas estão andando. Vamos ver no Legislativo, para onde vamos encaminhar a redação do projeto de lei amanhã [hoje]”, disse.

O procurador jurídico da Câmara, Antônio Chraim, explica que o trâmite deve levar pelo menos três meses. Segundo ele, o projeto terá que passar em cinco comissões da Casa: Constituição e Justiça, Orçamento, Meio Ambiente, Viação e Obras Pública e Pesca e Maricultura.

“Temos que levar em conta o recesso do meio do ano, e principalmente a complexidade do projeto em questão, além de ser uma matéria de repercussão que demanda uma discussão mais aprofundada por parte dos vereadores”, afirmou.

Entidades avaliarão os projetos amanhã

Entre os convidados para analisar os projetos amanhã estão representantes do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), AsBEA/SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), OAB/SC (Ordem dos Advogados do Brasil), IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), CREA/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Fundação Certi, do Sapiens Parque.

Além deles, haverá uma equipe formada por notáveis, que darão consultoria e suporte para o exame dos projetos: Amyr Klink, com experiência no setor náutico; Jaime Lerner, do meio urbanístico; Nelson Ronnie dos Santos, superintendente do BRDE, que dará sua opinião na parte de economia; e José Eduardo Azevedo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque, opinando em relação à inovação e tecnologia.

Na elaboração do edital e do termo de referência foram usados os estudos doados pela FloripAmanhã sobre o ordenamento náutico e o material intitulado “Floripa de frente pro mar, resgate da orla”, além do material doado pela Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), que apresenta aspectos que indicam, por exemplo, que o local escolhido para receber a estrutura é adequado.

O grupo técnico que compôs o material fez visitas técnicas nas marinas de Itajaí e Balneário Camboriú.

( Notícias do Dia Online, 08/06/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *