Santa Catarina lidera na geração de empregos de tecnologia no país
09/06/2016
Novo prazo para o anel viário da Grande Florianópolis fica para 2019
10/06/2016

‘É extremo’, diz oceanógrafo sobre alga que afeta moluscos em SC

O comércio de ostras, mariscos, vieiras e berbigões está proibido em todo o estado de Santa Catarina desde o último dia 26 de maio. A estimativa é que, desde então, aproximadamente 100 mil dúzias de ostras deixaram de ser vendidas só em Florianópolis.

“O fechamento de todo o estado foi porque o fenômeno é muito forte, é extremo. Nunca havia acontecido desde o início do monitoramento”, explica o oceanógrafo da Secretaria de Estado da Agricultura, Sérgio Winckler. O monitoramento acontece desde 2007 e abrange todo o litoral catarinense.

Intoxicação alimentar

A Secretaria de Estado de Agricultura teve recentemente o conhecimento de que cerca de 70 pescadores foram intoxicados pelo consumo de marisco no Norte da ilha.

Com o mar bastante calmo nos últimos dias nas praias Brava, Ingleses e Santinho, pescadores acabaram extraindo o molusco dos costões para consumo próprio, o que teria acarretado a intoxicação alimentar.

“Uns comeram mais e outros menos. [Eles] passaram mal com dores abdominais, vômito e diarreia”, conta o pescador Anderson Corrêa da Silva, que também frisou a necessidade de uma campanha de conscientização sobre o consumo desses moluscos neste período de proibição.

Os produtores pedem que a análise seja feita em mais pontos do litoral catarinense e que as regiões que não apresentarem a presença da alga, sejam então liberadas.

Em contrapartida, a Secretaria de Agricultura alerta para o risco à saúde pública, que a medida é também preventiva e diz que as análises têm sido feitas regularmente.

(G1 Santa Catarina, 09/06/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *