BPW realiza encontro Empreendedoras em Ação
09/06/2016
Equipe que vai criar Museu da Cidade visita restauro
09/06/2016

Congresso de cidades digitais termina na sexta

Semáforos sincronizados em tempo real, escolas com monitoramento e imagens transmitidas via celular, informações compartilhadas em todos os setores, documentos e fotos históricas digitalizadas e tantas outras ações levaram Florianópolis a merecer ser sede do 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que ocorre nesta quinta (9) e sexta-feira (10). Levaram também a que o prefeito Cesar Souza Junior merecesse a certificação de Prefeito Inovador 2016.

A abertura do evento contou com prefeitos de diferentes regiões do país, que vieram trocar experiências sobre tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos. Na Fiesc, sede do evento, o hall de entrada está repleto de exemplos trazidos pelas cidades consideradas digitais, ideias que foram aplicadas e já trazem benefícios aos moradores.

Florianópolis é um dos exemplos de destaque. O prefeito Cesar Souza Junior apresentou as ações da Capital na área tecnológica e contou sobre os desafios de entrar nesse ramo.

“Como gestores, temos de admitir que optar pela tecnologia nos serviços públicos requer muito empenho. Afinal, os custos são altos e nossos rendimentos não acompanham estes valores. Mas com determinação conseguimos, a exemplo do nosso sistema de semáforos, que inicialmente iria custar mais de R$ 30 milhões, mas que com esforço chegamos a R$ 5 milhões, sem deixar nada do que precisávamos para trás”, disse.

O congresso

É o maior evento sobre o uso de tecnologia em serviços públicos. Entre os participantes desta edição, estão prefeitos e gestores de municípios da Bahia, do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Paraná, de Minas Gerais, do Espírito Santo, de Mato Grosso e do Ceará.

Segundo o diretor da Rede Cidades Digitais, organizadora do congresso, José Marinho,  “o evento promove a interação das experiências e auxilia quem ainda não conseguiu avançar neste meio com informações e os caminhos para se chegar lá”, afirmou.

O evento que ocorre até as 18 horas desta sexta-feira (10) é gratuito para servidores públicos e as inscrições ainda podem ser feitas pelo site .

Cidades Digitais

O mapeamento das cidades digitais leva em conta itens como wi-fi gratuito, prédios públicos interligados, câmeras de segurança para monitoramento das vias urbanas, georreferenciamento e serviços de governo eletrônico (e-gov), entre outras.

viaPrefeitura de Florianópolis.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *