Empresas detalham seus projetos de parque urbano
13/06/2016
TRF4 nega recurso contra demolição imediata dos beach clubs de Jurerê, em Florianópolis (SC)
13/06/2016

Barra da Lagoa pede ajuste no zoneamento

A comunidade da Barra da Lagoa recebeu na noite desta quinta-feira (9) a sexta audiência pública coordenada pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), por ordem da Justiça, para a rediscussão do Plano Diretor da Capital, a partir da proposta enviada à Câmara de Vereadores em 2013.

Mesmo com a temperatura na casa de 8 graus, dezenas de moradores compareceram ao evento, no Centro Comunitário da Barra da Lagoa, e reivindicaram melhorias no zoneamento da região e mais atenção para a mobilidade urbana.

O representante distrital Luiz Pasquali fez, em nome da comunidade, a defesa de que áreas consolidadas, como as de uso residencial predominante, não fossem elevadas à categoria de Áreas de Preservação Limitada (APL). “Isso impediria, por exemplo, a Casan de atender aos moradores que lá estão com coleta e tratamento de esgoto. A Casan não teria base legal que a autorizaria a fazer as obras”, argumentou.

Para melhorar a mobilidade do Distrito, que é menor da Ilha, mas dobra de população na temporada de verão, o representante defendeu a inclusão de soluções que já haviam sido solicitadas pela comunidade e faziam parte do plano de 1992, mas não estavam presentes no anteprojeto, como a interligação de servidões e ruas sem saída, que criariam melhores condições de circulação pela Barra da Lagoa. “Há situações como a do Beco dos Coroas, cuja solução estava prevista, mas não tinha sido incluída no Plano Diretor”, acrescentou.

As propostas da Prefeitura para a comunidade foram apresentadas pela superintendente do Ipuf, Vanessa Pereira, juntamente com o anteprojeto de lei do Plano Diretor de 2013. De acordo com ela, o município propõe manter a baixa densidade de ocupação do Distrito, o aumento de áreas institucionais, verdes e de lazer e a preservação das chamadas bordas de água, como os acessos à praia e à Lagoa da Conceição.

A próxima Audiência Pública será realizada no Distrito dos Ingleses no dia 14 de junho, na Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino, Servidão Três Marias, 1072 – Ingleses (ao lado da creche).

Siga o calendário de audiências públicas no facebook oficial do IPUF e no portal da Prefeitura de Florianópolis.

(Prefeitura de Florianópolis, 10/06/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *