Evento em Florianópolis incentiva inovação através de projetos de entretenimento
01/06/2016
Com o fim da greve, ônibus voltam a circular normalmente nesta quinta-feira
02/06/2016

Avanço na destinação dos resíduos orgânicos

O presidente da Companhia Melhoramentos da Capital, Marius Bagnati, registra grande avanço no tratamento descentralizado de resíduos orgânicos e na agricultura urbana em Florianópolis. No início de junho de 2015, lembra Bagnati, foi realizado o primeiro seminário sobre resíduos orgânicos na CDL. De lá pra cá, foi criada e consolidada a Feira de Orgânicos Viva a Cidade, iniciada a certificação de produtores orgânicos na Ilha de Santa Catarina, implantadas ou planejadas cinco hortas comunitárias.

“O objetivo da Comcap, além de promover a conscientização sobre consumo de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, é estimular as pessoas a separar os resíduos orgânicos para produzir o composto que pode ser usado em hortas e jardins”, aponta Bagnati. Hoje são coletadas pela Comcap e aterradas em Biguaçu mais de 60 mil toneladas de resíduos úmidos, como restos de comida e podas, a cada ano. Praticamente metade do total produzido. Boa parte desse material pode ser aproveitada, com a separação na fonte, para compostagem, diminuindo os custos da cidade com coleta, transporte e aterro sanitário.

Separando os resíduos orgânicos e os recicláveis secos recolhidos pela coleta seletiva da Comcap, sobrariam para encaminhar ao aterro sanitário apenas os rejeitos, em torno de 20% de tudo que é produzido hoje em Florianópolis.

Vitrine da Feira de Orgânicos

Com a vitrine da Feira de Orgânicos, várias ações e parcerias têm sido articuladas em Florianópolis e região metropolitana. “Equacionar o encaminhamento dos orgânicos é resolver metade do problema do lixo. Um grande passo, bem apropriado às altas metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma o presidente da Comcap. O movimento Floripa Composta, por exemplo, estima que mais de 800 toneladas de resíduos orgânicos por mês já estejam sendo desviadas do aterro na soma das iniciativas públicas, privadas e colaborativas na região.

Esses indicadores ainda não são verificados e, por isso, o percentual de valorização de resíduos da Capital em relação ao total recolhido é de 7%. Ainda assim, entre os melhores desempenhos do Brasil.

Agricultura sintrópica em Florianópolis

Começou no último sábado a 12ª Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. A campanha promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vai alcançar a Feira Viva a Cidade neste sábado (4) com prestação de informação ao consumidor. Também neste final de semana, que inclui o Dia Mundial do Meio Ambiente, vai ocorrer no Sítio Florbela, no Sertão do Peri, o primeiro curso sobre Sistemas Agroflorestais para a Produção de Orgânicos.

O proprietário do sítio Florbela, Sérgio Machado Araújo, está entre os primeiros produtores orgânicos certificados em Florianópolis pela Ecocert. Ele explica que o “conceito de sintropia está relacionado com o resultado positivo do trabalho e ganho de energia do sistema, pois a energia resultante sofre mutação interna por combinação de variáveis”. O sistema da horta à floresta, usa o princípio de renovação da própria natureza.

Dois outros produtores de Ratones estão em processo de certificação e já cadastrados para venda direta pelo Mapa Brasil.

Fortalecimento da produção local

Os princípios adotados pela Comcap para apoiar o setor são:

  • Fortalecimento da produção local para diminuir distância entre produtor e consumidor, garantindo melhor preço para ambos os lados
  • Certificação dos produtos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
  • Estímulo ao consumo de produtos locais e da época.

A companhia tem dois picadores de grande porte que processam toda a poda urbana, produzindo cepilho para incorporar ao composto orgânico. No ano passado, foram processadas 2,4 mil toneladas de podas. No mesmo Centro de Valorização de Resíduos da Comcap, no Itacorubi, também são produzidas em torno de 4 mil toneladas de composto orgânico por ano.

A Comcap estimula o setor de orgânicos reunindo-se com as comunidades, fornecendo cepilho e composto e incentivando a qualificação técnica. Tanto para implantação das hortas, quanto para que comecem a separar os resíduos orgânicos e façam sua própria compostagem. Também dá suporte com educação ambiental.

No curso de Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos, entre 16 a 20 de maio pelo Cepagro, no Parque do Rio Vermelho, por exemplo, participaram representantes dos bairros da Daniela, Rio Vermelho, Monte Verde, Armação e Monte Cristo.

Na rede municipal, dá suporte com entrega de composto orgânico e cepilho às hortas das escolas e dos centros de saúde.

(Prefeitura de Florianópolis, 01/06/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *