Falta de integração entre órgãos de fiscalização abre caminho para crimes ambientais na Capital
06/06/2016
Infraero não enviou representante à audiência pública sobre o processo de concessão do aeroporto Hercílio Luz
06/06/2016

Audiência Pública da Anac debate melhorias para o aeroporto de Florianópolis

Dificuldades de acesso, estudo de viabilidade, infraestrutura e questões sociais envolvendo os trabalhadores foram alguns dos temas abordados na audiência pública presencial referente ao edital do contrato de concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, realizada nesta sexta-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), em Florianópolis. Mais de 80 pessoas participaram da audiência. As contribuições ainda podem ser enviadas on-line, até às 18h do dia 20 de junho, pelo site da Anac.

Após a realização de uma nova audiência, em Brasília, nesta segunda-feira, e da análise da área técnica, será iniciado o processo de leilão no qual será escolhida uma empresa para assumir o aeroporto de Florianópolis, com prazo de concessão de 30 anos, que poderá ser prorrogado por mais cinco anos.

O investimento estimado para o terminal durante o tempo de concessão é de R$ 887 milhões, com outorga mínima de R$ 329 milhões. Até o momento, há dois investidores interessados na concessão do Aeroporto Hercílio Luz. “Não temos uma data específica. Mas os processos têm sido céleres. É possível que o leilão aconteça ainda este ano”, disse a superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos, Clarissa Barros.

Ela considerou a audiência produtiva, e destacou que todos os pontos analisados e sugeridos pelos presentes serão levados a análise para propor uma versão final. “A população se preocupou com pontos relevantes, como o estudo de viabilidade que será realizado pela Secretaria de Aviação e também com questões relativas ao acesso ao novo terminal de passageiros. Foi muito produtivo”, afirmou Clarissa.

Para João Amin (PP), deputado estadual e presidente da Comissão de Transporte e Desenvolvimento da Assembleia Legislativa, as dificuldades de acesso ao aeroporto e as questões sociais devem ser levadas em conta na concessão do serviço. “Torço para que dê certo e vejamos melhorias no aeroporto. Mas, as dificuldades de acesso, e principalmente a questão social, não podem ser deixadas de lado. Muitos trabalhadores temem ser mandados embora ao assumir uma nova concessionária. É preciso estar atento a todo impacto”, disse.

Preocupação dos funcionários

Um dos trabalhadores do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que preferiu não ser identificado, disse que todos temem que a mudança deixe funcionários com anos de experiência longe de suas funções. “A gente sabe que quando há mudança de concessão corremos esse risco. Em outros aeroportos ocorreu e não foi diferente. O medo de muitos de nós é ser demitido ou ter salários e benefícios alterados. Queremos uma atenção especial aos empregados”, afirmou o trabalhador que está há 25 anos no Aeroporto de Florianópolis.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 03/06/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *