TRF4 nega recurso contra demolição imediata dos beach clubs de Jurerê, em Florianópolis (SC)
13/06/2016
Fatma inicia estudos para privatizar dez unidades de conservação ambiental
13/06/2016

Assembleia Legislativa lança Edital 2016 de Responsabilidade Social

As inscrições para a 6ª edição da Certificação de Responsabilidade Social, promovida pela Assembleia Legislativa em parceria com entidades e órgãos públicos, serão abertas na próxima semana. De 15 de junho a 12 de setembro, empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e entidades, que tenham publicado seu balanço socioambiental de 2015, poderão se inscrever pela internet. O Edital 2016 estará disponível no site a partir de quarta-feira (15).

O Certificado de Responsabilidade Social é concedido a todas as organizações que cumpram os requisitos previstos no edital. Já o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC premia as instituições inscritas que obtiverem os melhores desempenhos em responsabilidade social, sendo duas entidades com fins não econômicos e seis empresas (um troféu para o segmento industrial e outro para comércio/serviços/turismo, em cada faixa de porte).

O Edital 2016 vai apresentar algumas novidades. A partir da 6ª edição, as empresas que receberem o troféu por dois anos consecutivos não poderão ser premiadas no ano subsquente. A iniciativa possibilitará o reconhecimento de projetos e ações realizadas por diferentes organizações, segundo seu porte e segmento, conforme explica a presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social, Karla Straiotto Spessatto.

Outra novidade instituída no Edital 2016 é a Comenda de Responsabilidade Social, uma honraria a ser concedida às empresas que receberem o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC em cinco edições. “Assim vamos valorizar as organizações que corriqueiramente têm obtido excelência na avaliação”, justifica a presidente.

Os critérios de avaliação das organizações também foram aprimorados este ano com a inclusão de indicadores de sustentabilidade, que consideram não apenas o desempenho financeiro, mas também aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Em 2015, 239 empresas e entidades participaram do certame e 95 instituições receberam a certificação. Cinco empresas e duas entidades foram premiadas com o troféu. Conheça as empresas premiadas com o Troféu Responsabilidades Social em 2015.

Base legal

O Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC foram instituídos com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, com a finalidade de reconhecer e destacar as empresas privadas, empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como as entidades com fins não econômicos estabelecidas em território catarinense, que publicarem e apresentarem o seu balanço socioambiental.

Workshops

No período em que as inscrições permanecerão abertas, a Comissão Mista de Responsabilidade Social promoverá workshops regionais para divulgação da certificação e esclarecimento de dúvidas de organizações que tenham interesse em participar. Esses workshops (ainda sem data definida) serão realizados em conjunto com as entidades que compõem a comissão, nas mesorregiões do estado. O processo de inscrição e a certificação dos participantes ficarão a cargo da Escola do Legislativo.

Entidades e órgãos públicos que compõem a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social:

• Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert);

• Associação de Diários do Interior (ADI);

• Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori);

• Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede);

• Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC);

• Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc);

• Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc);

• Fundação do Meio Ambiente (Fatma);

• Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio);

• Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);

• Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);

• Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);

• Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc);

• Observatório Social de São José (OSSJ); e

• Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

(Agência ALESC , 10/06/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *