O trato pelo saneamento
30/06/2016
Ampe Metropolitana tem novo presidente
01/07/2016

Alerta sobre possível queda da ponte veio há 48 anos

(Por Carlos Damião, Notícias do Dia Online, 29/06/2016)

Para que não se diga que os riscos de a Ponte Hercílio Luz são recentes, é necessário lembrar que em 1968 – portanto, há 48 anos – o governo norte-americano enviou uma mensagem ao governo brasileiro advertindo sobre a possibilidade de o monumento desabar, como ocorreu com a ponte gêmea da nossa, a Silver Bridge (Ohio). O telegrama foi trazido em mãos pelo engenheiro Colombo Salles para o governador Ivo Silveira. Foi naquele ano que o regime militar decidiu construir uma segunda ponte. Silveira deu início ao processo, mas quem tocou o projeto para frente foi seu sucessor, o próprio Salles.

A ponte foi construída em cerca de quatro anos, inaugurada em março de 1975. E apesar do risco de queda da Hercílio Luz, a primeira ligação entre Ilha e Continente só foi interditada em 1982. Em suma, o Estado sabe desde 1968 que a ponte de ferro pode desabar a qualquer momento. E convém lembrar ainda que a chamada “Operação Ponte Segura” começou no governo de Luiz Henrique da Silveira e se estende, desde 2010, pela administração de Raimundo Colombo. Tem exatamente o propósito de salvar a ponte e possibilitar a sua recuperação final e devolução ao tráfego de veículos.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *