Centro Sapiens prorroga inscrição para espaço de trabalho compartilhado
05/05/2016
PMF é autorizada a iniciar duplicação da Edu Vieira
06/05/2016

TRF autoriza continuidade do comércio na Lagoa

Os comerciantes que estão às margens da Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha, já podem trabalhar mais aliviados: o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a liminar que autoriza os comerciantes da rua Henrique Veras do Nascimento a permanecerem no local, desde que não alterem os imóveis nem modifiquem as atividades comerciais exercidas.

A decisão é resultado de uma ação da Procuradoria do Município que, em 2014, entrou com recurso contra a decisão judicial para demolição imediata das construções às margens da lagoa.

Segundo o TRF, a medida vale até o julgamento definitivo da ação civil pública movida pela Prefeitura, que questiona aspectos técnicos de decisão judicial que determinou a abertura de acesso público ao manancial.

Entenda o caso

Em 2010, uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) determinou que a Prefeitura fizesse o levantamento de todos estabelecimentos em volta da Lagoa da Conceição, verificasse a existência de alvarás e promovesse a abertura de acessos às margens da lagoa.

Para a Prefeitura, os proprietários deveriam ser ouvidos em juízo, antes de uma decisão de desocupação definitiva, além da manutenção das atividades dos comerciantes que estão no local há décadas.

Na visão da relatora do processo do TRF, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, não há elementos suficientes para dar provimento ao pedido do MPF. “Excluídas as construções existentes sobre os 15 metros contados da margem da lagoa, que devem obrigatoriamente ser retiradas, não merece guarida o pedido antecipatório de demolição, dado seu caráter de irreversibilidade, devendo ser oportunizado o prévio contraditório”, concluiu a desembargadora.

(Prefeitura de Florianópolis, 05/05/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *