MPF/SC: audiência pública debate PEC 65 e outras alterações no processo de licenciamento ambiental
18/05/2016
Obras de saneamento eram usadas para desvio de dinheiro em SC
18/05/2016

Tensão entre pescadores e surfistas pode tirar Brava da rota do surfe durante safra da tainha

Tramita em regime de urgência na Câmara de Florianópolis uma proposta de lei complementar que poderá impedir o surfe na praia Brava durante a safra da tainha, entre 1º de maio e 30 de julho. Isso porque surfistas e pescadores estariam se desentendendo sobre a utilização do canto esquerdo da praia. Na segunda e terça-feira, os grupos teriam trocado agressões físicas na praia e um surfista teria feito ameaças aos pescadores pela internet. Pelo menos seis praias, incluindo a Brava, possuem restrições para a prática do esporte durante a safra. Pedrão (PP), membro da Comissão do Meio Ambiente pediu vistas para estudar a matéria e a votação foi adiada por mais três sessões.

“A praia Brava foi incluída para a prática do surfe desde que houvesse um acordo entre surfistas e pescadores, caso contrário eles seriam retirados”, informou o vereador Roberto Katumi Oda (PSD), que defende a retirada da Brava da lista que autoriza o surfe nas praias onde é feito o cerco da tainha. “Precisamos alterar essa lei com urgência ou corremos o risco de sermos responsabilizados por uma tragédia”, emendou Katumi.

A prática do surfe durante a temporada de pesca da tainha é regulada pela lei 9.907 de 2015. Após anos de discussão e de brigas dentro e fora da água pelo espaço, a Câmara de Vereadores decidiu intermediar a discussão e propôs um novo regramento, determinando o espaço onde o esporte poderá ser praticado durante a pesca.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 17/05/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *