Temporada da tainha: 160 toneladas em 18 dias
19/05/2016
Estabelecimentos comerciais recebem o selo “ReÓleo – Eu Faço Parte”
19/05/2016

Mutirão coleta lixo eletrônico no bairro Carianos, em Florianópolis

O teclado que funciona parcialmente, o estabilizador esquecido em um canto da casa ou o mouse que perdeu a utilidade podem receber reparos e ainda auxiliar na inclusão digital de crianças e adolescentes de Florianópolis e região. Para atender cada vez mais pessoas, o Mutirão de Coleta de Lixo Eletrônico, uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Capital e o CDI (Comitê pela Democratização da Informática), recolhe o e-lixo na cidade. Entre hoje e sexta-feira, o mutirão está no bairro Carianos, no Sul da Ilha.

Um contêiner está à disposição dos moradores na pracinha da rodovia Diomício Freitas, onde é feito o descarte de monitores, computadores, impressoras, baterias, cabos, celulares e roteadores. Após a coleta, os materiais serão destinados ao galpão do CDI, em Palhoça, onde passarão por triagem. Com a junção de peças boas ou passíveis de reparo serão montados novos computadores como os muitos já utilizados pelos alunos do CDI. Não serão aceitas pilhas, lâmpadas ou eletrodomésticos.

As edições anteriores do mutirão foram realizadas em março, no bairro Ingleses, Norte da Ilha, e em abril, no Estreito, região continental. A próxima etapa do projeto será realizada no Largo da Alfandega, no Centro, em agosto.

Em cada um dos mutirões foram coletados mais de 500 quilos de e-lixo. Em Santa Catarina, a cada mês o CDI coleta 30 toneladas de materiais que são reutilizados. As sobras sem serventia para o projeto de inclusão digital são vendidas para a indústria de reciclagem e o valor da venda é revertido na compra de equipamentos novos ou peças.

Além de colaborar para a inclusão de crianças e adolescentes de baixa renda o e-lixo auxilia na capacitação de jovens que aprendem consertar e montar computadores. “É importante salientar que a coleta dura o ano inteiro e que a maioria das peças do equipamento de informática pode contribuir para a montagem de um novo aparelho”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis, Marcelo Melo.

Leia na integra em Notícias do Dia Online, 18/05/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *