Mutirão coleta lixo eletrônico no bairro Carianos, em Florianópolis
19/05/2016
Como pode um parque não abrir mais em fins de semanas e feriados?
19/05/2016

Estabelecimentos comerciais recebem o selo “ReÓleo – Eu Faço Parte”

Programa da ACIF está certificando participantes com mais de seis meses de adesão. Mais de 800 receberão o selo, que demonstra sua contribuição e a preocupação preservação do meio ambiente.

Contribuir para a preservação do meio ambiente e incentivar outros estabelecimentos a descartarem corretamente o grande volume de óleo de cozinha usado em bares, restaurantes, escolas e condomínios das cidades da Grande Florianópolis. Este é o objetivo de muitos empresários e comerciantes que procuram o Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).  Pois desde o mês de abril, os participantes do programa com mais de seis meses de cadastro podem mostrar a todos que vestem a ‘camisa’ do ReÓleo – eles receberam da ACIF o selo “ReÓleo – Eu faço parte”.

O selo será entregue a mais de 800 estabelecimentos comerciais. Segundo o diretor do ReÓleo, Luiz Falcão de Moura, “a cerificação é uma forma de reconhecermos àqueles que nos ajudam a fazer este programa tão grande. E agora eles também vão poder reforçar com seu público sua preocupação socioambiental. É um ciclo em que todos ganham, mas mais ainda o meio ambiente”, destaca Falcão.

Karla Cabral Costa, proprietária do Freguesia Bar e Restaurante, no centro de Florianópolis, afirma que topou participar do programa principalmente por Florianópolis não possuir um sistema de esgoto adequado para receber esse tipo de dejeto, e que descartando corretamente o óleo utilizado na cozinha o estabelecimento contribui para a preservação dos mares e dos rios da região. Receber o selo é, segundo Karla, “mostrar aos clientes que o Freguesia faz a sua parte para a preservação do meio ambiente. Além disso, o reconhecimento incentiva outros a participarem do programa”, diz.

Já Felipe Ferri, sócio do Vitral Restaurante já conhecia o programa – e o diretor do ReÓleo, Luiz Falcão – antes de se tornar um dos donos do restaurante que também fica centro da cidade. Ex-funcionário da ACIF, ele revela que não teve dúvidas em inscrever o Vitral no ReÓleo e que “ser certificado como um dos estabelecimentos participantes é a prova de que o restaurante se preocupa e faz a sua parte para a preservação do meio ambiente”.

A organização e os resultados sempre positivos são marcas do ReÓleo. A gerente do Dona Delícia Restaurante, Daniela Longo, conta que antes de participar do programa da ACIF, o restaurante tentou reciclar o óleo com outra empresa, mas, segundo ela, a forma de coleta era inadequada. “Antes do ReÓleo, outra empresa coletava o óleo usado na nossa cozinha, mas a coleta demorava um certo tempo para acontecer e quando recolhiam misturavam o óleo com outros rejeitos, como restos de verdura, por exemplo”, lembra. Já com o ReÓleo, diz Daniela, “a coleta é regular e há reciclagem e reaproveitamento do óleo, evitando a contaminação do meio ambiente. Era essa a finalidade que procurávamos para o óleo usado em nosso restaurante”, afirma.

Além da coleta do óleo de cozinha em 1.697 empresas e instituições, e em 280 pontos espalhados pela Grande Florianópolis, que já superou os três milhões de litros do resíduo, o ReÓleo também investe em educação ambiental, levando palestras interativas para instituições de ensino de toda a região. Em 2016, o programa ultrapassou a marca de 300 apresentações para adultos, jovens e crianças.

Critérios de utilização do Selo:

– Estar cadastrado no Programa Reóleo como pessoa jurídica – tempo mínimo de cadastro: 6 meses, com o registro de pelo menos uma coleta.

– O selo será enviado via correio e e-mail com carta explicativa;

– Fixá-lo em local visível;

– Não haverá custo para o estabelecimento que desejar obter o selo.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail reoleo@acif.org.br ou pelo telefone (48) 3084-9458.

( ACIF, 18/05/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *