Mobilidade
18/05/2016
Câmara debate sobre maricultura na praia do matadeiro nesta quinta-feira
19/05/2016

Encontro debate o Ano Internacional da Leguminosas

Florianópolis, 15 de maio de 2016 – No dia 03 de junho, das 8h às 18h, acontece em Florianópolis, o 7º Seminário de Educação Ambiental – Ano Internacional das Leguminosas. A iniciativa, que chega à setima edição em 2016, tem foco na educação e meio ambiente. A ONU declarou o ano de 2016 como Ano Internacional das Leguminosas com o propósito de elevar a consciência sobre a potencial importância do papel desses alimentos na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental. Promovido pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de SC– GTEA/RH08 e pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA/SC, o  Seminário tem como objetivo disseminar informações e promover um debate sobre benefícios nutricionais das leguminosas como parte da produção sustentável de alimentos voltadas à segurança alimentar.

Para Gabriela Galastri, coordenadora do GTEA RH08, “Esse debate contribui para promover o conhecimento sobre as leguminosas e ressaltar seus benefícios nutricionais e ambientais“. Gabriela acredita  que esse tema ainda será muito abordado durante o ano “Como uma constante fonte de nutrição, alimentos para animais e sustentabilidade do solo, as leguminosas desempenham um papel importante na segurança alimentar, um papel que só irá crescer no futuro.”

Distribuído entre palestras, painéis de discussão e oficinas, a programação do evento reúne especialistas da área, onde também se fará presente o Sr. Valter Bianchini, como representante da FAO-ONU para a região Sul do Brasil. As palestras abrangem temas como: Importância das Leguminosas para a Qualidade do Solo, Agricultura orgânica e leguminosas e Benefícios nutricionais das leguminosas e segurança alimentar. Dentre os painelistas, os temas abordarão: A relação do solo, saneamento e produção de leguminosas. A entrada é gratuita e aberta ao público com inscrição pelo site do GTEA.

O 7º Seminário tem o apoio do BRDE, da Assembléia Legislativa do Estado de SC e da Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

 7º Seminário de Educação Ambiental – Ano Internacional das Leguminosas

Quando: 3 de junho, 2016, das 8h às 18h

Onde: Assembléia Legislativa de Santa Catarina – Auditório

Palácio Barriga Verde

Entrada: Gratuita

Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 – Centro – Florianópolis – SC

Informações gtea08@gmail.com ou https://gtearh08.wordpress.com/

 SOBRE O GTEA RH08

Os Grupos de Trabalho de Educação Ambiental são instrumentos legítimos para a implantação da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental no estado de Santa Catarina, tendo sido criados pela resolução 001/2009 e o decreto 3.499 de 15/09/2009.

O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08 de Santa Catarina é um órgão Colegiado consultivo e deliberativo, vinculado à Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA/SC, que é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina.

Esse grupo, criado em 2009, compreende a região hidrográfica 08, sendo que o estado de Santa Catarina é composto de 10 regiões hidrográficas. A região 08 abrange 22 municípios, incluindo a Grande Florianópolis:Águas Mornas, Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu, Bombinhas, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Gov Celso Ramos, Itapema, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Porto Belo, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, São João Batista, São José e Tijucas.

O grupo é formado por instituições de ensino, instituições do pode público, empresas, comitês de bacias, organizações não-governamentais e pessoa física dos municípios de abrangência. Conta hoje com mais de sessenta membros.

 

(Núcleo Comunicação , 18/05/2016)

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *