Encontro debate o Ano Internacional da Leguminosas
19/05/2016
Temporada da tainha: 160 toneladas em 18 dias
19/05/2016

Câmara debate sobre maricultura na praia do matadeiro nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Florianópolis, no âmbito das Comissões de Meio Ambiente e da Pesca, Maricultura e Assuntos do Mar, realiza nesta quinta-feira, 19 de maio, às 19h30, na Associação dos Amigos da Praia do Matadeiro, Audiência Pública para debater os possíveis impactos ambientes na Praia caso seja permitido pelo Poder Público a implementação de uma fazenda de maricultura no local, em atendimento ao requerimento do vereador Pedro de Assis Silvestre (PP).

Na justificativa para a realização da audiência, o vereador destaca que é necessário promover a transparência e esclarecer os moradores dos bairros Armação e Praia do Matadeiro sobre as mudanças que possivelmente serão geradas caso seja implementada a maricultura na região.

“Questões como as mudanças ambientais que ocorrerão, possibilidade de assoreamento, mudança no regime das correntes, aparecimento de espécies marinhas e desaparecimento de outras são algumas das questões essenciais que precisam ser debatidas antes de qualquer ação efetiva”, enfatiza o vereador Pedrão.

De acordo com a Epagri, elaboradora do projeto, todo o processo para a instalação de fazenda de maricultura da Praia do Matadeiro foi realizado de forma legal, incluindo estudos desde 2003 de impactos regionais, sociais e econômicos. A licença para operar no local foi concedida por meio de licitação e os maricultores que conseguiram a permissão têm 20 anos para atuar, renováveis por mais 20.

No entanto, essas e outras questões relativas ao processo de demarcação na área e dos impactos causados pela instalação da prática de maricultura na região ainda gera dúvida e divide as opiniões dos moradores. A Associação de Amigos e Amigos da Praia do Matadeiro manifestou preocupação com o projeto, principalmente por comprometer a paisagem e por uma possível poluição.

A audiência que ocorre nesta quinta-feira, 19 de maio, a partir das 19h30, na Associação dos Amigos da Praia do Matadeiro, localizada na Rua Praia do Matadeiro, s/n, bairro Pântano do Sul, busca minimizar as dúvidas e polêmicas e chegar a uma solução que seja a melhor para todos.

(Câmara Municipal de Florianópolis, 18/05/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *