Estaqueamento do elevado está quase concluído
11/05/2016
Projeto Limpeza dos Mares Acatmar chega à terceira temporada
11/05/2016

Aplicativo permite aluguel e compartilhamento de bicicletas em Florianópolis

Após o fracasso da prefeitura na tentativa de implantar um sistema de compartilhamento e aluguel de bicicletas em Florianópolis, já que não houve interessados no processo licitatório aberto no ano passado, uma iniciativa particular pretende ocupar esta lacuna. No final de abril, foi lançado o Everbike, serviço que disponibiliza bicicletas para aluguel em diversos pontos da cidade por meio de um aplicativo disponível para aparelhos que utilizam o sistema Android.

Criado por Silvio Seara, o aplicativo tem funcionamento simples e cobra uma taxa de R$ 5,90 por hora de aluguel. “Para alugar uma bicicleta, basta acessar o aplicativo e localizar no mapa onde estão as bikes disponíveis. Com o celular, o usuário lê o QR Code gravado na bicicleta e o app faz uma pré-autorização utilizando o Pay Pal [sistema de pagamento on-line]. Assim, a gente garante que o usuário não vai extraviar a bicicleta”, explica Seara. “Quando a bike é devolvida, a pré-autorização é cancelada e a cobrança é feita de acordo com o tempo de uso”, completa.

Cinco bicicletas foram disponibilizadas pelo criador do aplicativo, mas a ideia é que os usuários cadastrem suas bicicletas para aluguel de maneira semelhante ao funcionamento do site de locação de imóveis AirBnB. “Cada vez que a bicicleta disponibilizada por um usuário é alugada, 70% vão para o proprietário e os 30% para taxas de administração. Depois, o usuário pode sacar o dinheiro ou usá-lo para alugar outra bicicleta”, explica.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 10/05/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *