Aeroporto Hercílio Luz tem outro dia de longas filas, atrasos e voos cancelados
10/05/2016
Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC será lançado oficialmente durante Seminário
10/05/2016

Apesar da nova alta em abril, Custo de Vida de Florianópolis tem o menor índice dos últimos vinte meses

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgam nesta segunda-feira, 9, o Índice de Custo de Vida na Capital em abril: 0,32%, o menor registrado em vinte meses, desde agosto de 2014. O resultado foi 0,62 ponto percentual inferior ao de abril de 2015 (que registrou 0,94%) e, em comparação com o mês anterior, também houve redução, de 0,73 ponto percentual – março teve alta de 1,05%.

Dois grupos tiveram redução e influenciaram no resultado do mês: Produtos Não Alimentares (-0,83%) e Serviços Públicos (-0,84%) – esta última motivada pela redução de 3,26% na tarifa de energia elétrica. Já os outros dois grupos que compõem o índice, registraram alta: Alimentação (0,52%, puxada pelos subgrupos Produtos In Natura e Produtos Industrializados) e Outros Serviços (1,02%, consequência dos aumentos nas despesas de condomínio e nos serviços de assistência de saúde). A variação acumulada nos últimos doze meses é de 9,68% e, nos primeiros quatro meses deste ano, a soma alcançou 3,73%.

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1º e 30 de abril de 2016.

Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

(ACIF, 09/05/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *