Instância de Governança debate o turismo regional
11/04/2016
Moradores dos Ingleses receberão mutirão para descarte de lixo eletrônico
11/04/2016

Parque de Coqueiros, em Florianópolis, completa 17 anos de criação; conheça a estrutura

Seja para caminhar, praticar atividades físicas ou encontrar amigos, e ainda de quebra garantir uma foto com a ponte Hercílio Luz ao fundo. Opções de lazer não faltam para quem frequenta o Parque de Coqueiros, que se tornou um dos points mais frequentados em Florianópolis. O parque, construído em uma área até então abandonada e degradada no antigo Saco da Lama, na região continental de Florianópolis, completa neste fim de semana 17 anos de existência.

Para comemorar a data, mas também pedir mais atenção do poder público e conscientização de quem frequenta o parque, moradores do bairro e frequentadores da área pública, promovem neste domingo, às 10h, um abraço coletivo em torno do parque. “É uma área muito frequentada por moradores de Coqueiros e quem vem de outros bairros, mas que hoje acumula muitos problemas estruturais que refletem o descaso da prefeitura com o bairro. Queremos expor as melhorias necessárias e também realizar um trabalho de conscientização das pessoas, que podem colaborar para torná-lo melhor”, diz o presidente da Pró-Coqueiros (Associação de Moradores de Coqueiros), Rodrigo Ferreira.

A aposentada Sônia Mosimann, 68 anos, aprova a iniciativa e diz que vem notando um aumento nos resíduos sólidos deixados no parque. “Está cheio de garrafas, lixo que as pessoas deixam. Venho todos os dias fazer meu alongamento e sempre limpo. Antes o parque era mais cuidado, e é papel de quem frequenta também deixar o local limpo”, afirma.

O Parque de Coqueiros começou a ser construído em 8 de abril de 1999, como uma iniciativa da comunidade para ocupar a área abandonada e que havia sido parcialmente aterrada para a construção das pontes. Com muito esforço e a liderança do professor Hamilton Schaefer, a comunidade se cotizou e conseguiu concluir a obra, se transformando rapidamente em uma área de lazer das mais frequentadas da cidade. “Na época, em torno de 300 pessoas auxiliaram nos custos de manutenção do parque, com débitos na conta de água mensalmente”, relembra Ferreira. Atualmente, o parque está sob a administração da prefeitura, após alguns impasses envolvendo moradores e o poder público.

Encontro de todas as gerações

A aposentada Natália Alburquerque, 68 anos, moradora de Coqueiros há dez anos, vai todos os dias ao parque para tomar chimarrão e encontrar os amigos. “É um local de integração e também de comemoração entre amigos. Só faltam algumas mesinhas”, diz.

O também aposentado Sandro Evandro Souto, 52, aproveita o parque para levar os filhos e praticar atividades físicas. “Andar de bicicleta, brincar de skate. Florianópolis convida para isso”, afirma. “Venho de bicicleta todos os dias, de onde moro, no bairro Estreito”, conta Margarete Maciel, 60. “Aqui é um lugar mais aberto, com uma bela paisagem, venho com frequência”, conta a moradora do bairro Estreito, Tânia Gonzaga Laus, 58, que levou a pequena Barbara, 6 para brincar.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 09/04/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *