Moradores de edifício na Serrinha, Florianópolis, não recebem água da Casan desde o começo do ano
11/04/2016
Desenvolvimento econômico das cidades da Grande Florianópolis será discutido em encontro entre empresários e poder público
12/04/2016
Hondarribia.jpg

Entre os dias 13 e 17 de abril, o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia estará com representantes no IV Foro de los Patrimonios, em Hondarribia, na Espanha. Florianópolis é uma das cidades convidadas e será representada por Márcia Teschner, secretária executiva da FloripAmanhã e João Lombardo, parceiro do Programa.

Também participarão do evento os chefs vencedores do Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, Sergio Andres Galvis Olaya (Freguesia Oyster Bar e Restaurante) e Alexsandra Alves Machado (IFSC).

Além de proferirem a palestra “Florianópolis, um exemplo de desenvolvimento turístico e cultural”, no dia 14/04, os representantes da capital catarinense se reunião com representantes de Hondarribia e Popayan, cidade colombiana que também é membro da Rede da UNESCO de cidades criativas, para analisar como viabilizar a internacionalização do Observatório da Gastronomia, uma plataforma digital que visa contribuir na geração e gestão do conhecimento ligado à gastronomia local, nacional e, a partir da parceria em discussão,  internacional.  Duas oficinas com representantes das entidades do setor já foram realizadas em Florianópolis para discutir os conceitos e a abrangência do Observatório.

Desde fevereiro a estudante Estefânia Lopez, do consórcio de Universidades Deusto –  Mondragon Unibertsitatea está em Florianópolis para realização de estágio do programa de Biblioteca Digital de Hondarribia, que pode ser integrado ao Observatório da Gastronomia. Ela vai ficar seis meses na cidade levantando dados sobre a gastronomia regional.

Em junho, o projeto do Observatório da Gastronomia será apresentado com apoio da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) na Fispal Food Service, Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar, em São Paulo.

Ostras na Espanha

Os pratos com ostras que encantaram os jurados na Fenaostra 2015 serão preparados na Espanha pelos vencedores do concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, que ganharam passagem e estadia para o Foro de los Patrimonios.  Outras opções da nossa gastronomia regional também serão oferecidas em jantares e concurso do evento em Hondarribia, que tem como objetivo compartilhar informações sobre os patrimônios gastronômico e arquitetônicos. De 17 até 23 de abril, a comitiva também irá para Pamplona (Espanha) e Baiona (França) apresentar a culinária catarinense em restaurantes locais.

Este ano as cidades UNESCO da Gastronomia Florianópolis e Popayan (Colômbia) são as convidadas especiais.  Confira mais informações sobre o evento aqui.

Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

Nas últimas semanas, o Grupo Gestor do Programa — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — passou a contar com dois novos participantes: CDL Florianópolis e Santur, que se juntam à ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), Faculdades Estácio, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicos).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e Propague  e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

 

(Publicada por PMF, Portal EconomiaSC 11/04/2016)

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. Luziinete disse:

    É isto ai Alé , vai em frente, a benção é tua.vc merece,Deus continue te abençoando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *